Alunos do programa Gera Jovem, de Igarassu. Foto: Ivonildo Pedro
Começa nesta quinta-feira, 22 de maio, a 12ª edição do programa Gera Jovem, promovido pela prefeitura de Igarassu, através da gestão de Elcione Ramos (PSD) através do Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN).
A iniciativa oferece aulas práticas voltadas para inovação, inclusão social e digital, com o objetivo de preparar jovens entre 15 e 29 anos para o mercado de trabalho. No total, mais de 200 participantes estão inscritos nesta edição.
A programação inclui oito encontros semanais, com destaque para a aula inaugural, que irá trazer palestras e apresentações temáticas, além de um momento com depoimentos de jovens que conseguiram o primeiro emprego por meio do projeto.
O encerramento do programa contará com um Ideathon e um Hackathon, promovendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Após a inauguração do Complexo MultiCrescer, neste mês de maio, Igarassu ganhou o primeiro laboratório tecnológico inclusivo do país, o LabMaker. Aulas de impressão 3D, robótica e inteligência artificial são os destaques que revolucionam o ensino para estudantes com deficiências e necessidades específicas.
O LabMaker tem como parceiros a Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio dos departamentos de Computação, Gastronomia e Medicina Veterinária, além da empresa BeeHive 3D, especializada em impressão 3D em São Paulo, do Museu da Matemática da UNESPAR, e do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTec), da Universidade Federal de Santa Catarina.
O Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE vai além da inclusão social dos alunos e desenvolve no complexo, equipamentos para animais com deficiências, como patas robóticas e cadeiras de rodas utilizando impressão 3D. O projeto “Rodas que Cuidam” já está em andamento e iniciou as impressões na última quinta-feira, 15 de maio. A montagem dos equipamentos fica por conta dos alunos.
Igarassu faz parte da Rede de Inovação em Robótica de Pernambuco e está promovendo, em colaboração com a UNESPAR, o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças com o uso de modelos em 3D, impressão de sólidos geométricos e raciocínio lógico nas escolas Evangelina Delgado de Albuquerque e Irineu Marques da Fonseca, no distrito de Três Ladeiras.
2
3
00:30, 12 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
A prefeita também celebrou a conquista para o município e para a população de Igarassu.
Na manhã de quinta-feira, 10 de julho, um caminhão-tanque tombou no KM 43 da BR-101, próximo ao posto Sertã, em Igarassu.
Entre os dias 6 e 11 de novembro, os alunos irão ao Rio de Janeiro para uma das fases mais esperadas da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
mais notícias
+