Flávio Gadelha é reeleito prefeito de Abreu e Lima. Foto: Portal de Prefeitura
Flávio Gadelha (PSB), atual prefeito de Abreu e Lima, foi reeleito para mais um mandato à frente da cidade, neste domingo, 6 de outubro, juntamente com seu vice, Murilo Do Povo (PV), para o período de 2025 a 2028, ao atingir 68,81% com 100% das urnas apuradas, de acordo com TRE-PE.
A vitória nas urnas confirma a liderança de Flávio, que pela quarta vez irá comandar o município pernambucano. Nas urnas, o atual prefeito enfrentou Dr. Marquinhos (PSDB), Professor Jailton (Mobiliza) e Manoel Elizeu Bilo (Rede).
Com uma base política sólida, Gadelha contou com o apoio de 10 dos 11 vereadores da Câmara Municipal de Abreu e Lima, o que consolidou sua campanha. Além disso, o prefeito foi respaldado por uma aliança que envolveu partidos de peso no cenário nacional, como União Brasil, Solidariedade, Republicanos, Podemos, MDB, PT, PV e PCdoB.
A cidade de Abreu e Lima, localizada na região metropolitana do Recife, conta com 78.318 eleitores, de acordo com dados do Tribunas Superior Eleitoral (TSE), e uma população de cerca de 98462.habitantes.
Uma das maiores cidades da Região Metropolitana do Recife, Abreu e Lima está localizada na zona norte de Pernambuco, distante a apenas 18 km da capital. Sua história começa no ano de 1540, início da povoação da Sesmaria de Jaguaribe, embrião que deu origem à cidade, antes denominada “Maricota”. Segundo historiadores, existem registros de que nestas terras, precisamente no Engenho Jaguaribe, teria sido travado o primeiro combate da Revolução Praieira, em 1848.
No ano de 1982 acontece seu desmembramento de Paulista, tornando-se Abreu e Lima uma cidade autônoma. Antes da emancipação, Abreu e Lima viveu 47 anos sob o domínio político e administrativo de Paulista e outros 400 anos de Igarassu. O atual nome da cidade é uma homenagem ao general José Ignácio de Abreu e Lima, filho de um dos principais líderes da Revolução Praieira, o padre Roma.
Uma característica que chama a atenção de quem visita a cidade é sua extensão territorial, sendo mais 75% da área zona rural. Na área rural existe um grande número de trabalhadores rurais que cultivam frutas e verduras. Em Abreu e Lima hoje se produz laranja, limão, milho, feijão, macaxeira, inhame, batata doce, coco, banana e verduras em geral, além de pequenas criações de suínos, gado e aves. No município ainda pode ser visto plantação de flores tropicais e produção de mel de abelha. Toda essa produção é comercializada no tradicional Mercado Municipal da cidade, localizada às margens da BR-101 Norte. A feira, que existe há 60 anos, é prestigiada por moradores e visitantes oriundos de toda Região Metropolitana do Recife e turistas em passagem pela rodovia, que corta toda a cidade. Os produtos também são vendidos em cidades vizinhas como Paulista, Igarassu e Camaragibe e até na Ceasa.
2
3
02:05, 17 Jun
24
°c
Fonte: OpenWeather
Testemunhas relataram que dois homens armados chegaram em uma motocicleta e atiraram contra um cliente que estava no local.
Durante entrevista ao Portal de Prefeitura, o gestor também comentou sobre a Festa de Emancipação da cidade e os projetos que funcionam na cidade.
A programação tem início com a cerimônia comemorativa, que contará com o tradicional corte do bolo e a participação de autoridades locais.
mais notícias
+