16 de agosto de 2024 às 14:37 - Atualizado às 15:34
Abuso Sexual Infantil. Foto: Ilustrativa
Um idoso foi preso sob suspeita de abusar sexualmente da própria neta no bairro de Nossa Senhora do Ó, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. A detenção ocorreu após uma investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Crimes Contra Criança e Adolescente (DECCA/DPCA), que cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito.
O caso destaca a crescente preocupação com o aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP/CIEVS/PE), entre janeiro de 2023 e abril de 2024, foram registradas 2.003 notificações de violência sexual no estado, com maior incidência entre meninas pardas, na faixa etária de 0 a 19 anos.
O caso veio à tona quando uma vizinha observou o idoso em uma situação considerada suspeita com a neta e imediatamente informou a uma tia da menina. Preocupadas, ambas acionaram a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), mas, na ocasião, o homem não foi localizado. A menina, que hoje tem 10 anos, confirmou aos investigadores que os abusos vinham acontecendo há dois anos, desde que ela tinha oito anos de idade.
O delegado responsável pelo caso, Geraldo Costa, afirmou que o depoimento da criança foi compatível com os laudos periciais emitidos pelo Instituto Médico Legal (IML), corroborando as denúncias de abuso. Após uma breve fuga, o suspeito foi localizado no mesmo bairro de Nossa Senhora do Ó e conduzido ao Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde permanece detido.
Durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 16 de agosto, no centro do Recife, a Polícia Civil revelou que o suspeito chegou a ameaçar a tia da menina, em retaliação à denúncia. Além disso, o homem já possui antecedentes criminais, incluindo condenações por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
1
2
3
07:11, 13 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
A Polícia Civil investiga se o ataque teve motivações políticas e alguma relação com o PCC, ou se foi uma tentativa de latrocínio
O agente teve uma luta corporal com o bandido, que estava armado com uma faca, na na movimentada Avenida Agamenon Magalhães.
Na operação, a PMPE encontrou dois revólveres calibre 38, munidos com 12 balas do tipo ponta oca revestidas com veneno, além de 2,480kg de maconha, 75g de cocaína e 50g de crack.
mais notícias
+