05 de março de 2024 às 11:53
Uma mulher negra de 26 anos, identificada como Ivone Marques da Silva, denunciou ter sido vítima de racismo nas Lojas Americanas, no Shopping Recife. O caso aconteceu na sexta-feira, 1º de março, na Zona Sul. A informação é exclusiva do G1 Pernambuco.
Assustada com a abordagem, Ivone filmou o ocorrido, mostrando o interior da mochila.
"Vou passar para vocês um constrangimento horrível que passei na Americanas, onde um homem fala que viu nas câmeras eu botando coisas na minha bolsa. Eu filmei o momento em que ele abriu minha bolsa e viu que não tem nada", narra a mulher no vídeo.
O G1 aponta que a mulher trabalha há mais de oito anos no mesmo shopping como atendente de caixa em um restaurante, e possui o costume de passar em lojas de departamento e supermercado para comprar comida e itens pessoais após o expediente.
Segundo a atendente, ela estava sozinha quando foi abordada por dois seguranças do estabelecimento, decidindo filmar a ação.
“Eu vi que o segurança estava me olhando, achei que era procedimento normal dele. Passou. Quando eu fui para a parte que vende brinquedo, veio um [segurança] na minha frente e do outro lado. Me encurralou na parede. Ele já veio falando: ‘o rapaz lá nas câmeras viu você colocando coisa na sua bolsa’”, contou a vítima.
Em nota, as Lojas Americanas respondeu que “lamenta o ocorrido e informa que está tomando as devidas providências”. A empresa também “repudia qualquer abordagem que não esteja de acordo com seu Código de Ética e Conduta” e está realizando realiza constantemente treinamentos com foco na capacitação de seus associados e prestadores de serviço”.
Da redação do Portal com informações exclusivas do G1 Pernambuco.
1
2
20:55, 23 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
O gestor municipal agradeceu as intervenções que estão sendo realizadas nas estradas que dão acesso às praias do Litoral Sul de Pernambuco, reforçando a relevância para o turismo e a mobilidade da região.
A autoria do crime ainda é desconhecida. Polícia Civil segue investigando o caso.
O texto aprovado também prevê ações para orientar gestantes sobre os procedimentos, direitos e o acolhimento disponíveis.
mais notícias
+