Dando continuidade à agenda no Sertão do Moxotó, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (28), o sistema de dessalinização da comunidade Sítio Tigre dos Manos, localizada em Sertânia.

Continua após a publicidade:

O equipamento, que beneficiará com água potável um total de 200 pessoas, é resultado de um investimento de R$ 200 mil e funciona através de energia solar.

Ainda durante o evento, a gestora estadual assinou a ordem de serviço para execução das obras de infraestrutura de abastecimento de água para 1.300 pessoas que vivem nas comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho, também situadas em Sertânia.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, estabelecido através de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, as comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho receberão um sistema de abastecimento de água, cada. A obra está orçada em R$ 7,4 milhões e conta com recursos do Estado e do governo federal.

Já o sistema de dessalinização instalado na comunidade Sítio Tigre dos Manos funciona a partir de poços que são perfurados em rochas cristalinas, que produzem água salobra, imprópria para o consumo humano. O dessalinizador, então, extrai o sal e potabiliza essa água.

Continua após a publicidade:

A atual gestão do Governo do Estado tem um contrato com a empresa AcquaPura, que prevê a implantação de 50 novos sistemas de dessalinização em comunidades rurais localizadas no Semiárido, além de realizar a manutenção de outros 250 já existentes.

Até agora, já foram recuperados e estão em funcionamento 150 dessalinizadores, beneficiando aproximadamente 39.400 mil pessoas.

Para solicitar uma avaliação da viabilidade de aplicação dessa tecnologia, é preciso encaminhar um oficio à secretaria formalizando o pedido através do endereço eletrônico srhs@srhs.pe.gov.br.