Nesta quinta-feira, 30 de maio, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou uma nova creche escola no bairro de Água Fria.

Com investimentos na ordem de R$1,8 mi, a Creche Escola Municipal Irmã Cininha, localizada na comunidade Córrego do Deodato, tem capacidade de atender cerca de 130 crianças, distribuídas entre os grupos I e V.

 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

A nova unidade de ensino faz parte do Infância na Creche, programa que tem como objetivo ampliar a oferta de vagas em creches e fortalecer a educação infantil.

Com a proposta de proporcionar um ambiente escolar moderno e de qualidade, a estrutura da unidade de ensino conta com:

  • Um prédio de três pavimentos, distribuídos em 08 salas de aula;
  • Sala de recursos multifuncionais;
  • Pátio;
  • Banheiros infantis;
  • Sala administrativa;
  • Sala da gestão;
  • Banheiros de funcionários;
  • Banheiros acessíveis; cozinha;
  • Despensa;
  • Lavanderia;
  • Área de serviço

Os três pavimentos da Creche Escola são conectados por uma escada e uma plataforma elevatória, garantindo a acessibilidade nos espaços educacionais.  

Continua após a publicidade:

MAIS VAGAS

Além da inauguração da Creche Escola Municipal Irmã Cininha, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Educação anunciam também a expansão da oferta de vagas em creches no bairro de Água Fria.

Atendendo a um dos eixos do Programa Infância na Creche – parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades sem fins lucrativos – a gestão municipal está firmando parceria com duas unidades de ensino, a Creche Escola Brincar e Aprender e a Creche Escola Pequenos Cidadãos.

Juntas, irão ofertar cerca de 290 novas vagas, contemplando as etapas de creche e pré-escola. As unidades de ensino entram em atividade ainda neste primeiro semestre.

INFÂNCIA NA CRECHE

A obra da Creche Escola Municipal Irmã Cininha faz parte do Programa Infância na Creche. Lançada pela Prefeitura do Recife em 2021, a iniciativa tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas.

O Programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Continua após a publicidade:

Desde o seu lançamento, o Programa Infância na Creche não apenas expandiu vagas nesta etapa de ensino, mas superou a meta estabelecida de dobrar a oferta de vagas até o final de 2024.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza mais de 13,5 mil estudantes matriculados e mais de 14 mil vagas ofertadas nesta etapa.

Além disso, o incremento nas vagas de creche beneficiou também na expansão da Educação Infantil.

Além das novas vagas em creche, o Infância na Creche contribuiu também para a criação de mais de 4 mil novas vagas para a pré-escola, contemplando estudantes com 4 e 5 anos de idade.