As inscrições para o programa Embarque Digital, começam nesta terça-feira, 9 de janeiro. O programa, uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital que oferta 350 vagas para estudantes concluintes da rede pública os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, graduações totalmente custeadas pela gestão municipal.

As inscrições se estendem até o dia 31 de janeiro, através do site da Secretaria de Educação da capital.

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre 2018 e 2022.

Os candidatos que optarem por utilizar o ENEM como exame de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para formar a nota final no processo seletivo, sendo que a Redação possui peso 4, enquanto Matemática e suas tecnologias possui peso 3.

É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dada prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.

O resultado preliminar será divulgado até o dia 6 de fevereiro, passível de alterações em virtude de interposição e aprovação de recursos.

O período de recursos será realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro e, logo após, o resultado final com a lista dos aprovados nesta edição do Embarque Digital será divulgado, no dia 19 do mesmo mês. A previsão de início das aulas é no dia 11 de março.

Embarque Digital – Esta é a 6ª turma do Embarque Digital, que já selecionou, desde o seu lançamento, em 2021, 1.400 estudantes.

A novidade é que o Cesar School se une ao programa e abre as portas para receber novos estudantes.

Além dele, já fazem parte do programa como instituições parceiras o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).