Eleições

Daniel Coelho se filia ao PSD, nesta quarta (3), visando concorrer à Prefeitura do Recife

O secretário Estadual de Turismo é o escolhido da governadora Raquel Lyra para disputar à Prefeitura do Recife.

Secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho.
Secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho. Foto Bruno Vila Nova.

O secretário Estadual de Turismo, Daniel Coelho, anunciou que vai se filiar ao Partido Social Democrático (PSD) na quarta-feira, 3 de abril.

A filiação aumenta a expectativa de Daniel Coelho concorrer à Prefeitura do Recife nas eleições municipais deste ano, com o apoio da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que inclusive estará presente cerimônia.

O evento também vai contar com a participação de André de Paula, presidente do PSD e ministro da Pesca e Aquicultura. Além disso, o vereador Doduel Varela também realizará a troca de partido, deixando o PP para se filiar ao PSDB.

A decisão de trocar de legenda vinha sendo considerada por Daniel Coelho a bastante tempo.

Com o apoio do PSDB, Cidadania, PP, PRD e Podemos, o político pretende lançar sua candidatura com uma ampla base de apoio.

Daniel foi nome importante na campanha de 2020 e tem lugar de destaque na gestão estadual. O Cidadania, futuro ex-partid de Coelho, detém a vice-governadoria com Priscila Krause que formou uma dupla cheia de sintonia com Raquel Lyra na caminhada até a conquista rumo o Palácio do Campo das Princesas.

Daniel se tornou um dos principais apoiadores da campanha vitoriosa de Raquel Lyra durante as eleições de 2022, mas não conseguiu reeleição como deputado federal devido ao não atingimento do quociente eleitoral pela federação Cidadania-PSDB, liderada pela governadora.

O atual secretário da gestão Raquel Lyra, que já concorreu a Prefeitura do Recife algumas vezes, já foi vereador do Recife no período de 2005 a 2010 e deputado estadual de Pernambuco pelo PSDB entre 2011 e 2014. Daniel também foi deputado federal de 2015 a 2023.