Na quinta-feira, 4 de julho, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene em homenagem ao Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara, com requerimento de autoria da vereadora Cida Pedrosa.

Na ocasião, 17 terreiros de candomblé foram homenageados no plenário da Casa José Mariano.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

“Realizar uma reunião solene em homenagem aos terreiros é reafirmar a importância desses espaços sagrados e seus papéis fundamentais na formação da cultura e da nossa identidade enquanto povo. Celebramos hoje o legado das religiões afro-brasileiras na luta pela emancipação e empoderamento do povo preto. Que noite linda, minha gente”, disse Cida.

Assista ao vídeo do momento:

Recentemente, um caso ganhou repercussão após a área de convivência do terreiro na Várzea, Ilê Oyá Igbalé Funan ser invadido e depredado.

Sobre o caso, Pedrosa considerou como intolerância religiosa e racismo:

“Se a reunião já era simbólica, depois do caso de intolerância religiosa e racismo no @oyaigbalefunan, a reunião solene ganhou ainda mais significado. Só tenho a agradecer a todo mundo que foi e se emocionou junto. Foi bonito demais, minha gente! Reafirmo aqui: contem com nosso mandato! Seguiremos juntes na construção de um projeto coletivo de felicidade para o Recife”, finalizou a vereadora.