Segurança

Carnaval 2024: Homem da Meia-Noite terá 578 PMs e aumento de 50% no efetivo

O contingente estará presente ao longo de todo o percurso, representando um acréscimo de 193 policiais militares em relação a 2023.

Homem da Meia-noite divulga esquema de segurança para o Carnaval 2024.
Homem da Meia-noite divulga esquema de segurança para o Carnaval 2024. Foto: Divulgação

Para garantir a segurança dos foliões durante o desfile do Homem da Meia-Noite no carnaval 2024, a Secretaria de Defesa Social (SDS) junto à Polícia Militar (PM) elaborou um esquema especial de segurança.

Um contingente de 578 policiais militares estará presente ao longo de todo o percurso, um acréscimo de 193 em relação a 2023, representando um aumento de 50,13% no efetivo durante o desfile que acontece na noite do Sábado de Zé Pereira, que este ano será no dia 10 de fevereiro.

Com o tema “Terra Indígena”, o gigante prestará homenagem aos povos originários, com destaque para a cultura do Povo Xukuru de Pesqueira, e outros homenageados como Caboclinho 7 Flexas e Marron Brasileiro. A expectativa é que até 400 mil foliões acompanhem o Homem da Meia-Noite.

De acordo com a organização do bloco, o cortejo do Homem da Meia-Noite terá um trajeto de 5 km a partir da sede, passando por pontos como: a Igreja do Amparo, e as ruas Prudente de Morais, de São Bento e Nossa Senhora de Guadalupe.

O presidente do bloco, Luiz Adolpho, afirma o compromisso com a segurança dos foliões.

Além dos policiais militares e da Delegacia Móvel da Mulher, que será instalada pela SDS-PE na Praça do Carmo, a direção do bloco providenciou três ambulâncias, 14 bombeiros civis e 170 seguranças particulares como medidas de segurança.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, em colaboração com a Prefeitura de Olinda e suas operativas, foram realizadas vistorias em pontos críticos relacionados a riscos de colapso estrutural, incêndio, entre outros. Além disso, serão disponibilizados 17 bombeiros e quatro viaturas para o desfile do calunga.

Vistoria do percurso

A Neoenergia Pernambuco participou, na quinta-feira (11), da segunda vistoria no percurso do bloco do Homem da Meia Noite, em Olinda. Ao lado da diretoria do Clube de Alegoria e Crítica, responsável pela agremiação, técnicos da concessionária inspecionaram todo o circuito elétrico presente nos cerca de três quilômetros que serão utilizados pelos foliões que seguirão o homem mais conhecido do Carnaval pernambucano.

A intenção é eliminar qualquer risco para o folião e garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica para todos. Além da Neoenergia, estiveram presentes outros órgãos de segurança e da Prefeitura de Olinda.

Esta vistoria é realizada pela Neoenergia todos os anos. Na ocasião, são inspecionados os postes presentes no circuito, além da altura da fiação e possíveis pontos de manutenção. Até o dia do evento, técnicos da concessionária ainda farão toda a análise termográfica das conexões, conferindo assim ainda mais confiabilidade para o trajeto.

Alguns circuitos também serão vistoriados no interior do Estado, principalmente nas cidades onde o Carnaval é mais procurado, como Pesqueira, Bezerros e Triunfo.

O Homem da Meia Noite é um dos blocos carnavalescos mais tradicionais da festa pernambucana. O Calunga vai às ruas todos os anos à meia-noite, entre o sábado e o domingo de Carnaval.