No bairro de Saramandaia, um dos sete polos do Carnaval da cidade de Igarassu, no Grande Recife, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu atraiu moradores e visitantes a partir das 17h desta terça-feira, 13 de fevereiro, celebrando ao som de ritmos diversos, incluindo afoxé, frevo e coco de roda. O cortejo marcou o encerramento oficial das festividades, mas ainda tem mais atrações na programação do município.

Tradicionalmente, as comemorações vão até a Quarta-feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma. Em Igarassu, a folia carnavalesca se estende até o domingo (18), com o bloco feminino Toque de Batom, apresentando Raphaela Santos em trio elétrico e homenageando as bonecas gigantes, que representam a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Pricila Krause.

Domingo, 18 de fevereiro: Carnaval com energia feminina (Saramandaia)

14h – Soul Delas
15h – Raphaela Santos + Bonecas Gigantes (Prefeita, Raquel Lyra e Priscila Krause)
17h – Leticia Bastos
18h – Casa de Mestre
19h – Coco das Minas
19h – Natália Calazans

Abertura multicultural

Na sexta-feira, 9 de fevereiro, a abertura dos festejos de Momo em Igarassu deu início com apresentações culturais e atrações em sete pólos ao redor da cidade.

Com o tema “No Brilho da Estrela, A Tradição Triunfante”, a folia fez a população e visitantes vibrarem no Sítio Histórico com espetáculos de frevo, bonecos gigantes, concurso de passistas, show de André Rio e também com a apresentação do homenageado deste ano, o Maracatu Estrela Brilhante. Nos demais polos, o público recebeu as atrações esperadas como Lia de Itamaracá, Jacy Deusa do Amor, Maestro Spok e Sheldon.

Na celebração, a prefeita professora Elcione Ramos declarou emocionada: