Continua após a publicidade:

Uma ode e reverência às mais autênticas e afetivas manifestações culturais do Nordeste começou nesta semana no Recife, que irá celebrar o ciclo junino entre os dias 11 e 30 de junho, abrangendo todos os santos: Antônio, João e Pedro.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

Durante o período, a cidade será embalada ao som de forró pé de serra, coco, ciranda, xote, xaxado, baião, cavalo marinho, quadrilhas, desfiles de bandeiras, arrastão, Caminhada do Forró, procissão e o melhor da gastronomia profana e religiosa que o ciclo oferece, além de nomes consagrados como Anastácia, Cristina  Amaral, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Mestre Gennaro e Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Elba Ramalho e Alceu Valença, além de Nádia Maia e Assisão, os homenageados da festa. Confira a programação dos três principais polos em https://bit.ly/RecifeJunino2024

A programação começa animada no Sítio Trindade, a partir do dia 11, com as apresentações de quadrilhas juninas, e, do dia 12 em diante, também com o palco principal e a sala de reboco cheios de forró. No bairro do Recife, o dia 13 de junho também ganha o bailado da 19ª Caminhada do Forró, cuja apoteose ocorrerá na Praça do Arsenal. A partir do dia 14, o balancê toma conta também da Rio Branco, onde São João fará, literalmente, morada até  fim do mês com programação e decoração com direito a cidade cenográfica. É no coração do Recife que, no dia 16, o Desfile das Bandeiras toma conta das ruas, entre a Rua da Moeda e o Boulevard da Rio Branco. Só na primeira semana de festa, entre os dias 12 e 16, 80 atrações, entre trios de forró, sanfoneiros, cantores e cantoras, grupos e quadrilhas juninas, irão espalhar as alegrias, cores e emoções juninas nos polos do Sítio e Rio Branco . 

Além de festa para todos os santos e gostos no Sítio Trindade, Rio Branco, Pátio de São Pedro, o ciclo junino também acontece em mais 11 polos descentralizados: Lagoa do Araçá, Barro,Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças, que celebrarão São João, nos dias 22 e 23 de junho; além de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré, Poço da Panela, que irão arrastar pés em devoção a São Pedro, logo em seguida, entre os dias 28 e 29. 

Continua após a publicidade:

No Sítio Trindade, verdadeiros baluartes da cultura nordestina farão a alegria do arrasta pé de damas e cavalheiros recifenses junho adentro, como Beto Ortis, Bia Marinho, Cascabulho, Dorgival Dantas, Dudu do Acordeon, Fim de Feira, Flávio José, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Maciel Melo, Mariana Aydar e Mestrinho, Mestre Galo Preto, Mestre Gennaro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, dentre tantos outros nomes.

Ao todo, serão mais de 1,2 mil apresentações espalhadas por 14 polos em toda a cidade para celebrar todo o clima junino. Vai ter ainda concurso de quadrilha, procissão para os santos juninos, festa para Xangô, exposição de culinária afro-brasileira e muito rala bucho na festa que se destaca cada vez mais no país por hastear a bandeira das tradições e traz como tema e lema este ano: “Recife Junino – Nossa Raiz”

No Pátio de São Pedro, terreiro de celebração cultural dos mais antigos da cidade, serão três dias de programação e mais de dez shows, de artistas como Lia de Itamaracá, Banda de Pau e Corda, Erika Natuza e Cláudio Rabeca, O aniversário da Frei Caneca FM ganha programação especial no local no dia 30, domingo, quando sobem ao palco o Cavalo Marinho Boi Pintado, Jader, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio.