O Recife já se prepara para celebrar o ciclo natalino espalhando luzes, cores e tradições da cultura popular pela cidade, para abrir alas e sorrisos para receber o futuro da esperança que a cidade e a humanidade não podem deixar de ser.

Com o tema “Natal que Ilumina”, a festa preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, tomará conta de toda a capital pernambucana, já a partir deste mês de novembro, com atividades formativas e programação cultural gratuita e aberta ao público.

Leia também:
>>>Prefeito João Campos promove ceia natalina para população em situação de rua do Recife

O período promete muita luz e magia para os recifenses, de acordo com o prefeito João Campos.

“A gente anuncia a nossa decoração natalina, que no mês de novembro já vai estar ativa, funcionando. Na Agamenon vai ter uma árvore com 40 metros de altura e vamos fazer muita iluminação e decoração no centro do Recife. Na avenida Rio Branco, por exemplo, vai ter uma vilinha de Natal, túnel de iluminação, presépio. Vamos também para o Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem. Na Praça do Arsenal vai ter orquestra sinfônica. Tudo isso nos quatro cantos do Recife para garantir esse período do ano que é tão bonito e que a gente gosta tanto. Garantir nossa cidade bem iluminada, bem decorada. Eu espero que vocês possam curtir muito e vai ter, sim, o tão esperado Papai Noel”, ressalta João Campos.

“A cultura recifense vai além dos ciclos, mas eles são momentos muito especiais, de verdadeira afirmação da nossa força e diversidade cultural. Além de ações formativas, sempre presentes e necessárias, serão muitas e variadas as apresentações das tradições culturais natalinas. Tudo isso sob um cenário iluminado que, a cada ano, vem trazendo à cidade o brilho de fé e esperança no novo ano que se anuncia”, celebra o secretário de Cultura Ricardo Mello.

A festa reunirá brincantes e públicos para confraternizações e atividades, protagonizadas por algumas das mais bonitas e antigas tradições culturais nordestinas, como pastoris, bois de Natal e reisados, que espalharão a alegria azul e encarnada do ciclo por treze polos: Parque da Macaxeira e novo Parque das Graças, Dona Lindu e Segundo Jardim, todas as seis RPAs da cidade, Pátio de São Pedro, além de Praça do Arsenal e Avenida Rio Branco, que, assim como aconteceu no São João, vai se enfeitar toda para a festa, com direito a vila natalina cenográfica, túnel de luz, árvore de Natal, presépio e palco.

Decoração

Na Agamenon Magalhães, a grande árvore de natal, que já virou tradição em meio à mais movimentada avenida da cidade, terá 40 metros de altura. Dentro de sua estrutura, outra grande novidade: no centro do cone luminoso, haverá um presépio, com as figuras de José, Maria e do menino Jesus, que se movimentará em círculos, para assegurar visibilidade e encantamento às duas faixas da via.

Ao longo da avenida, das imediações da Caixa Econômica até o Hospital Português, serão distribuídos elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.

Em Boa Viagem, a decoração concebida pelo poder público municipal acenderá a magia natalina nos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes, além de grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a população interagir com os elementos.

Haverá árvores natalinas com cerca de 15 metros de altura na Rio Branco, no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que vai ganhar ainda decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.

Na Rio Branco, a magia natalina fará morada: repetindo o grande destaque da decoração junina, será montada uma vila cenográfica com 13 casas, cobertas por um céu estrelado por cordões luminosos, com fachadas coloridas pelo verde e vermelho natalino.

A via ganhará ainda túnel luminoso em formato de árvore natalina, além de presépio e palco para apresentações, que ficará na base da árvore de Natal, no final da rua, perto do Marco Zero.

No meio da via, quem vai dar expediente é o Bom Velhinho, que receberá os pequenos recifenses para fotos e votos natalinos, sentado aos pés de uma segunda árvore natalina, que será montada na altura da esquina com a Rua do Apolo.

A decoração já está sendo montada em alguns pontos da cidade, a exemplo da Agamenon, e começa a acender e colorir as ruas e alegrias recifenses a partir de meados de novembro.

Programação

O primeiro compromisso do Recife com o ciclo natalino são as atividades formativas que vão acontecer em bairros como Santo Amaro e Brasília Teimosa, ainda neste mês de novembro. O futuro das tradições culturais ligadas ao ciclo tem encontro marcado com mestres e mestras da cultura popular, em oficinas preparatórias de dança, música, teatralidade e criatividade, para celebrar e confirmar o compromisso do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, que tem como um de seus eixos prioritários a capacitação e formação dos fazedores de cultura da cidade.

As atividades serão descentralizadas, contemplando visitas a algumas sedes de agremiações e brinquedos natalinos, e contarão com a participação também de alunos da rede municipal de ensino e de agentes culturais diversos.

Com previsão de início também neste mês de novembro, tomarão conta de toda a cidade as já tradicionais Jornadas para Celebrar, que promovem a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com grupos de outras localidades, para fortalecer as tradições natalinas em diferentes áreas da cidade, Morro da Conceição, na Vila Vintém, em Santo Amaro, no Ibura, em Água Fria e no Cordeiro.

Assim como no ano passado, a Rio Branco será palco cativo da magia e da celebração natalina, com apresentações da cultura popular aos sábados e domingos a partir do dia 18 de novembro até o Natal.

Haverá ainda apresentações gratuitas, para públicos de todas as idades e endereços, no Pátio de São Pedro, nos parques Dona Lindu, Macaxeira, no recém-inaugurado Parque das Graças, e no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem.

Na Praça do Arsenal, a programação será protagonizada pelos acordes da Orquestra Sinfônica do Recife, que fará um concerto natalino especial, no dia 15 de dezembro.

Da Redação do Portal, com informações da assessoria