Pernambuco, 18 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Prefeitura de Olinda formaliza programa "Nova Luz LED" que promete trocar 26 mil pontos de iluminação

05 de dezembro de 2023 às 15:09

A Prefeitura de Olinda assinou, na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, o contrato referente a iluminação pública, que a gestão considera como um dos momentos mais importantes dos 487 anos da cidade.

O prefeito, Professor Lupércio (PSD), formalizou o início dos trabalhos do programa "Nova Luz LED", que promete modernizar todo o parque existente, representando a substituição de mais de 26 mil pontos de luminárias, além da instalação de iluminação cênica especial em 27 dos principais monumentos e marcos turísticos.

“A palavra de hoje é gratidão por esse momento histórico. A todos que se envolveram para que essa parceria se tornasse realidade. Quando a gente fala em troca de todo parque de iluminação não falamos só em luz, mas também em qualidade de vida, autoestima e segurança. Quero agradecer em nome dos quase 400 mil habitantes de Olinda a todos que se empenharam para chegarmos a esse dia”, ressaltou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, Mirella Almeida, lembrou o caráter social e econômico da Parceria Público Privada, que começa a instalar as primeiras luminárias no mês de janeiro.

“Os primeiros locais a receberem as novas lâmpadas são as áreas de periferia e polos econômicos de Olinda. Queremos garantir que as pessoas possam ir e vir de suas residências com mais segurança e incrementar ainda mais o potencial econômico noturno na nossa cidade”.

Para o secretário de Gestão Urbana de Olinda, Odin Neves, a população vai ganhar duplamente: além de ter uma cidade mais iluminada, vai ver os recursos públicos retornarem em mais e melhores serviços, já que a nova iluminação prevê uma economia de mais de 60% na despesa do município.

“É um divisor de águas para Olinda porque é um recurso que vai retornar para a população com serviços públicos. Quero agradecer à Caixa Econômica por toda parceria”, enfatizou.

A etapa decisiva para a mudança se deu com a escolha do consórcio vencedor para a Parceria Público-Privada (PPP), em julho deste ano. O resultado foi fruto de uma caminhada, iniciada há três anos, quando a Prefeitura recebeu a habilitação da Caixa Econômica Federal, via Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP).

O Consórcio Brilha Olinda, que integra as empresas Ilumitech e Stylux, arrematou o contrato. A oferta vencedora prevê investimentos (Capex + Opex) superiores a R$ 69 milhões. O leilão foi vencido pela oferta que assinalou o menor valor de contraprestação mensal máxima, R$ 334.687,20, o que representa um deságio de 53,59%.

O representante do consórcio, Diego Vinícius Silva, elogiou o empenho da gestão em cumprir todas as etapas do processo observando os critérios técnicos necessários para a parceria virar realidade.

“A gente roda o Brasil inteiro e vê o empenho, a alegria, o comprometimento e a seriedade com que vocês trabalham. A empresa está engajada em trazer muita tecnologia, o led traz muito desenvolvimento econômico, sustentabilidade e segurança. Estamos engajados em trazer o que tem de melhor em tecnologia de iluminação para a cidade”.

Ações

A concessão, que tem prazo de 13 anos, prevê a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED em mais de 26 mil pontos.

Ela também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que valoriza não só o patrimônio histórico e cultural como também fomenta a atividade turística na região.

O projeto foi desenvolvido com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e do Ministério das Cidades. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

03:42, 18 Mar

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Assinatura de contrato do 3º lote das casas do programa Minha Casa Minha Vida
Igarassu

Prefeita Elcione assina contrato do 3º lote das casas do programa Minha Casa Minha Vida

O projeto habitacional visa à construção total de 672 unidades na cidade, distribuídas entre os residenciais Canoa Grande I, Canoa Grande II e Parque Igarassu.

CEO da Dulino, Raphael Gadelha, e a prefeita de Igarassu, Elcione.
Organização

Cidade de Igarassu se fortalece como polo tecnológico e atrai investimentos no setor

O planejamento urbano atualizado impulsiona iniciativas estratégicas, como a ampliação do Parque Tecnológico da cidade.

Gilvandro Estrela.
Iniciativa

Prefeito Gilvandro quita 96% das dívidas de gestões anteriores com junto a Neoenergia em Belo Jardim

Os valores pagos fazem referência a débitos de iluminação pública, prédios municipais e unidades da rede de educação, entre outros.

mais notícias

+

Newsletter