Turismo

Porto do Recife inicia temporada de cruzeiros com expectativa em grande movimentação de visitantes

Entre novembro de 2023 e maio de 2024, serão 22 navios com passagem pelo Estado.

Temporada de Cruzeiros 2024, no Porto do Recife.
Temporada de Cruzeiros 2024, no Porto do Recife. Foto: Divulgação

A temporada de cruzeiros começou nesta quinta-feira, 9 de novembro, com a promessa de grande movimentação no Porto do Recife. Entre novembro de 2023 e maio de 2024, serão 22 navios com passagem por Pernambuco.

O primeiro navio que atracou no Porto do Recife na temporada 2023/204 foi o cruzeiro italiano Aidasol.

Para receber os visitantes dessa nova temporada, o Porto do Recife realiza um trabalho conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e Guarda Municipal.

O desembarque acontece no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) onde os turistas são recepcionados com orquestra de frevo, dançarinos e outras atrações culturais, além de contar com agentes bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Receptivo

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, disponibiliza o CAT no Terminal Marítimo do Recife durante toda a Temporada de Cruzeiros. O posto vai funcionar enquanto os navios estiverem ancorados, com atendimento em português, inglês, espanhol e francês, realizados por atendentes qualificados da Empetur e da Prefeitura do Recife.

Segurança

A CIATUR e o comando do 16° BPM informam que já foi definido seu esquema de reforço na segurança para a temporada de cruzeiros. Empregando o patrulhamento com policiais motorizados, montados a cavalos, a pé, e acompanhados de cães. Não apenas no Recife Antigo, onde os visitantes desembarcam, mas também nos principais destinos turísticos da área central da cidade, como a Casa da Cultura, Capela Dourada, Mercado de São José e Praça da Independência.

Próxima atração

O segundo cruzeiro da temporada 2023/204 será o Costa Favolosa, vindo de Las Palmas, na Espanha. O navio de bandeira italiana atracará no dia 22 de novembro, às 8h, e sairá às 13h, para Salvador, com cerca de 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.