13 de março de 2025 às 10:51 - Atualizado às 11:28
Agente da PF durante operação. Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal (PF) em Caruaru, com apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP), realizou na manhã da quarta-feira, 12 de março, a Operação UNBLOCK, que desmantelou um esquema de fraudes previdenciárias envolvendo um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de Garanhuns, expedido pela 28ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.
Durante a operação, foram apreendidos um notebook, um smartphone e uma pistola calibre 9mm. A posse da arma pode levar à abertura de um novo inquérito para investigar o crime de posse ilegal de armamento de calibre restrito.
Além disso, a Justiça Federal atendeu ao pedido da PF e determinou o afastamento cautelar do servidor público de suas funções.
As investigações apontaram que o esquema envolvia o desbloqueio indevido de benefícios previdenciários para a liberação de empréstimos consignados, sem a solicitação do titular ou de seu representante legal.
Em um dos casos analisados, o servidor manipulou o benefício de uma pessoa incapaz, removendo seu representante legal para permitir o desbloqueio e a averbação do empréstimo.
Desde 2022, o servidor teria realizado o desbloqueio de aproximadamente 70 mil benefícios em todas as 27 unidades da federação.
O valor total dos empréstimos consignados liberados nessas operações suspeitas pode chegar a R$ 945 milhões, emitidos com ou sem o conhecimento dos beneficiários.
A Operação UNBLOCK da PF, recebeu esse nome em alusão ao desbloqueio indevido dos benefícios, prática central no esquema fraudulento.
A análise do material apreendido deve reforçar as provas já coletadas, ajudando a Polícia Federal a identificar outros envolvidos no crime.
1
4
04:51, 18 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto habitacional visa à construção total de 672 unidades na cidade, distribuídas entre os residenciais Canoa Grande I, Canoa Grande II e Parque Igarassu.
O planejamento urbano atualizado impulsiona iniciativas estratégicas, como a ampliação do Parque Tecnológico da cidade.
Os valores pagos fazem referência a débitos de iluminação pública, prédios municipais e unidades da rede de educação, entre outros.
mais notícias
+