Pernambuco, 18 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PF desmantela, em Pernambuco, esquema de fraudes previdenciárias do INSS

Durante a ação, foram apreendidos um notebook, um smartphone e uma pistola calibre 9mm.

13 de março de 2025 às 10:51   - Atualizado às 11:28

Agente da PF durante operação.

Agente da PF durante operação. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) em Caruaru, com apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP), realizou na manhã da quarta-feira, 12 de março, a Operação UNBLOCK, que desmantelou um esquema de fraudes previdenciárias envolvendo um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ação da PF

Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de Garanhuns, expedido pela 28ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco

Durante a operação, foram apreendidos um notebook, um smartphone e uma pistola calibre 9mm. A posse da arma pode levar à abertura de um novo inquérito para investigar o crime de posse ilegal de armamento de calibre restrito.

Além disso, a Justiça Federal atendeu ao pedido da PF e determinou o afastamento cautelar do servidor público de suas funções.

Como funcionava

As investigações apontaram que o esquema envolvia o desbloqueio indevido de benefícios previdenciários para a liberação de empréstimos consignados, sem a solicitação do titular ou de seu representante legal. 

Em um dos casos analisados, o servidor manipulou o benefício de uma pessoa incapaz, removendo seu representante legal para permitir o desbloqueio e a averbação do empréstimo.

Desde 2022, o servidor teria realizado o desbloqueio de aproximadamente 70 mil benefícios em todas as 27 unidades da federação. 

O valor total dos empréstimos consignados liberados nessas operações suspeitas pode chegar a R$ 945 milhões, emitidos com ou sem o conhecimento dos beneficiários.

Operação da PF

A Operação UNBLOCK da PF, recebeu esse nome em alusão ao desbloqueio indevido dos benefícios, prática central no esquema fraudulento.

A análise do material apreendido deve reforçar as provas já coletadas, ajudando a Polícia Federal a identificar outros envolvidos no crime.

Os crimes investigados incluem inserção de dados falsos em sistema de informações e corrupção, cujas penas somadas podem ultrapassar 24 anos de prisão.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

04:51, 18 Mar

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Assinatura de contrato do 3º lote das casas do programa Minha Casa Minha Vida
Igarassu

Prefeita Elcione assina contrato do 3º lote das casas do programa Minha Casa Minha Vida

O projeto habitacional visa à construção total de 672 unidades na cidade, distribuídas entre os residenciais Canoa Grande I, Canoa Grande II e Parque Igarassu.

CEO da Dulino, Raphael Gadelha, e a prefeita de Igarassu, Elcione.
Organização

Cidade de Igarassu se fortalece como polo tecnológico e atrai investimentos no setor

O planejamento urbano atualizado impulsiona iniciativas estratégicas, como a ampliação do Parque Tecnológico da cidade.

Gilvandro Estrela.
Iniciativa

Prefeito Gilvandro quita 96% das dívidas de gestões anteriores com junto a Neoenergia em Belo Jardim

Os valores pagos fazem referência a débitos de iluminação pública, prédios municipais e unidades da rede de educação, entre outros.

mais notícias

+

Newsletter