12 de fevereiro de 2025 às 17:16 - Atualizado às 17:16
Governadora Raquel Lyra em Cozinha Comunitária. Foto: Miva Filho/ Secom
Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco alcançou, em 2024, o menor número de internações por desnutrição desde o início da série histórica, em 2008.
O estado contabilizou 516 casos, representando uma redução de 20% em relação aos 647 registrados em 2023.
No ranking nacional, ocupa a quinta posição entre os estados que mais reduziram as internações no período.
A governadora Raquel Lyra celebrou o resultado e destacou os avanços na segurança alimentar.
“Como pernambucana e governadora, para mim não há nada mais gratificante do que saber que o nosso Estado está deixando para trás um passado recente de insegurança alimentar e insensibilidade social que tanto maltratava o nosso povo. Dados como os que estão sendo divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que estamos no caminho certo para que sigamos nos desenvolvendo de forma sustentável, sem que ninguém fique para trás. Essa é a missão da nossa gestão, é para isso que o nosso governo trabalha dia após dia”, afirmou.
Os avanços se tornam ainda mais expressivos ao comparar com 2022, quando Pernambuco registrou 731 internações por desnutrição.
O estado acumulou uma queda de 29% nesse período. Além disso, destaca-se ao lado de Alagoas (48%), Roraima (47%), Paraíba (29%) e Amapá (27%) na redução dos casos. Em contrapartida, nove estados brasileiros apresentaram aumento no número de internações.
Nos primeiros dois anos do atual governo, as 183 Cozinhas Comunitárias do estado serviram mais de 11 milhões de refeições. Destas, 128 começaram a funcionar na gestão atual.
Com o programa Mães de Pernambuco, mais de 111 mil mulheres em situação de extrema pobreza, responsáveis por crianças de até seis anos, já receberam auxílio financeiro. Ao todo, o governo repassou R$ 267 milhões por meio da iniciativa.
Os dados reforçam a eficácia das estratégias adotadas e a importância da continuidade dos investimentos sociais. Com a manutenção dessas políticas, Pernambuco avança como referência nacional no combate à fome e à desnutrição.
11:01, 27 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O profissional selecionado atuará em uma carga de trabalho de 20 horas semanais.
Parlamentar defende que o aborto não seja reconhecido como um direito.
A prova será realizada na modalidade on-line e contará com questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
mais notícias
+