24 de fevereiro de 2024 às 11:32
O Censo 2022 foi divulgado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta que sete em cada dez moradores de Pernambuco, têm a rede geral como principal forma de abastecimento de água. Já a proporção de pernambucanos que têm carro-pipa como fonte prioritária é a maior do país.
Em Pernambuco, 70,6% têm a rede geral de distribuição como principal forma de abastecimento de água em suas residências. A porcentagem está abaixo da média nacional (82,6%).
O método é a forma principal de abastecimento de água para 8,1% dos pernambucanos, configurando a maior proporção de todo o país. A média brasileira é de 1,05%.
No estado pernambucano, 730.808 moradores usam o carro-pipa mesmo que essas residências também estejam conectadas à rede geral de distribuição ou outra forma de abastecimento.
Há ainda 992.993 pessoas, que equivalente a 11,01% dos pernambucanos, que contam com poço profundo ou artesiano como forma principal de abastecimento de água.
Segundo o Censo 2022, a rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede de esgotamento sanitário atende 52,27% dos pernambucanos, o equivalente a 4,7 milhões de pessoas, contra 41,82% da população no Censo 2010.
Com o resultado, Pernambuco está em décimo lugar nacional e tem o segundo melhor percentual do Nordeste, atrás de Sergipe (53,63%). Entretanto, os números são inferiores à média nacional, que é 62,51%.
Ações que possam socorrer os Municípios na gestão de risco e o anúncio da retomada de políticas como, por exemplo, o programa Água para Todos, estiveram entre os principais pontos da apresentação do palestrante.
“A Operação Carro-pipa está há 20 anos como uma medida emergencial. A gente vai discutir como uma política pública. O presidente Lula vai lançar o programa Água para Todos, provavelmente em Abril, e será para atender o Brasil inteiro e com todas as tecnologias aplicadas. Paralelamente, temos que continuar dando assistência com a Operação Carro-pipa para se tornar uma política pública e não apenas emergencial. A transposição do Rio São Francisco deve ganhar mais força nos próximos meses”, pontuou a representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Rosiana Beltrão.
Da redação do Portal com informações do IBGE.
1
2
4
05:29, 25 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
Apesar da indefinição, o governadora demonstrou tranquilidade quanto à escolha e elogiou o desempenho do secretário interino, Gilson José Monteiro Filho.
Além dos entorpecentes, celulares e fones de ouvido também foram confiscados.
Para o órgão, os proprietários da área e a Prefeitura devem se abster de construir outra estrutura ou realizar obras similares no local sem prévia e regular autorização ambiental.
mais notícias
+