Na próxima quinta-feira, dia 4 de março, o presidente Lula faz nova visita a Pernambuco. Na agenda, estão previstas ações nos municípios de Arcoverde, Goiana e Recife.

No Recife o presidente vai sancionar, às 19h no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), o projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Cultura.

Aprovado em 6 de março no Plenário do Senado, o PL estabelece garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas.

De autoria do deputado Chico D’Angelo (PT/RJ), na Comissão de Educação e Cultura do Senado o projeto teve a relatoria do senador Humberto Costa e foi remetido ao Plenário em regime de urgência requerido pela senadora Teresa Leitão.

A senadora, Teresa Leitão, que vai estar junto do presidente nas pautas, lembrou que a aprovação e sanção do projeto foi muito esperada pelo setor cultural, pois “traz um expressivo avanço no tocante ao fomento cultural, à universalização do acesso aos recursos e às políticas que incentivam o meio cultural em todas as suas manifestações”.

Ela também disse que, no Teatro do Parque (Recife), durante um encontro com produtores culturais na campanha de 2022, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a atuar no sentido de garantir acesso a recursos públicos para produtores de todas as manifestações artísticas.

ARCOVERDE E GOIANA

A primeira cerimônia com a participação do presidente Lula e comitiva está prevista para acontecer às 10h – inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta, no distrito de Ipojuca, em Arcoverde.

O trecho integra a Adutora do Agreste, um projeto estratégico para garantir o fornecimento de água em áreas do Agreste pernambucano.

Em seguida, a comitiva segue para Goiana. O compromisso no município da Mata Norte é a inauguração da fábrica de medicamentos Hemo 8r Fator VIII Recombinante, da Hemobrás.

A previsão é de que o evento ocorra às 15h. Depois a comitiva viaja para a capital pernambucana, para a cerimônia de sanção do Sistema Nacional de Cultura.