Pernambuco, 16 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Juiz manda VEREADORES acusados de peculato, corrupção e fraude voltarem aos cargos em cidade do Sertão de PE

02 de fevereiro de 2024 às 12:51

Os vereadores Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, conhecido como Doutor Júnior, e o vereador Manoel Grampão, foram liberados, na quinta-feira, 1º de fevereiro, para voltar aos seus mandatos na cidade de Santa Terezinha, no Sertão pernambucano. Eles foram afastados do cargo após serem acusados em 2023 de corrupção ativa e passiva, peculato e fraude à licitação.

A decisão do juiz Carlos Henrique Rossi se deu na audiência de instrução e julgamento, realizada no Fórum de São José do Egito, pela 2ª Vara da Comarca. O magistrado atendeu a defesa dos parlamentares e entendeu não ser necessário o afastamento, inclusive, levando-se em conta o encerramento da instrução processual. A decisão reestabelece de imediato o direito dos vereadores de voltarem a exercer seus mandatos.

Foi decidido ainda que a ex-servidora da Câmara Municipal terezinhense, Gorete Alves Soares, também foi liberada para retornar.

Reviravolta

Como o presidente Neguinho de Danda está afastado por determinação da operação Conluio 2, e o Regimento Interno estabelece que o vereador mais velho deve assumir o cargo vago por até 120 dias, o parlamentar Manoel Grampão deve voltar a comandar a Câmara da cidade sertaneja.

Após esse desdobramento, as suplentes Ana Paula e Liedja Lustosa, empossadas na quinta (1°), já perderam suas funções na Câmara de Santa Terezinha menos de 24h após assumirem. Com informações do blog do Marcello Patriota.

Entenda a operação Conluio 1

Em 10 de maio de 2023, a Polícia Civil de Pernambuco prendeu dois vereadores da cidade de Santa Terezinha, no Sertão, em uma operação de repressão qualificada, denominada Conluio 1. Os dois parlamentares foram presos à época pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva e fraude à licitação.

Uma terceira pessoa, que não teve a identidade divulgada pela polícia, também foi presa durante o cumprimento dos mandados da operação. A polícia cumpriu também nove mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de São José do Egito.

As investigações foram iniciadas em setembro 2021 para identificar e desarticular uma organização criminosa. De acordo com a Polícia Civil naquele momento, os presos haviam sido encaminhados para a delegacia de Afogados da Ingazeira.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:41, 16 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra anuncia construção de hotel da Marriott no Complexo de Suape.
Empreendimento

Governadora Raquel Lyra anuncia construção de hotel da Marriott no Complexo de Suape

Com investimento de R$ 60 milhões, o empreendimento será o primeiro da bandeira City Express by Marriott no Brasil.

Lula e Camilo Santana.
Crise

Ministro da Educação não garante mais dinheiro para UFPE em 2025 após reitor anunciar cortes

Camilo Santana visitou nesta terça-feira (15) as obras do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), no Recife.

Governadora Raquel Lyra ao lado de policiais militares.
Levantamento

Pernambuco completa 14 meses seguidos de queda nos homicídios, diz SDS

A tendência de queda foi registrada em praticamente todas as regiões de Pernambuco, com destaque para a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.

mais notícias

+

Newsletter