07 de fevereiro de 2025 às 17:47 - Atualizado às 18:17
Ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT) Foto: Divulgação
Filho de um cobrador de ônibus, João Paulo teve uma trajetória que incluiu ser operário de fábrica, vereador, deputado estadual e federal, além de ter sido recife/">prefeito do Recife por duas gestões. Ele deixou o cargo com 88% de aprovação.
Durante sua administração, foram destinados R$ 292 milhões em iniciativas como a urbanização e fiscalização de áreas de risco, entre outros serviços.
João Paulo (PT) é reconhecido como o melhor prefeito das periferias e morros do Recife, devido às melhorias implementadas em sua gestão, que transformaram a vida de moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos de terra provocados pelas chuvas, frequentemente fatais.
Em 2000, ano anterior à sua gestão, a cidade possuía 10,5 mil pontos de risco. Oito anos depois, João Paulo havia eliminado sete mil desses pontos e praticamente erradicado as mortes por desabamentos.
Durante seus mandatos, a Defesa Civil foi considerada a melhor do Brasil. No entanto, antes da sua gestão, o órgão contava com pouco mais de oito técnicos para atender a cidade, que é cercada por morros e possui vários rios e canais.
Sob sua liderança, a Defesa Civil do Recife cresceu para três mil funcionários, permitindo um monitoramento constante dos morros. Entre janeiro de 2001 e agosto de 2008, foram realizadas mais de 270 mil vistorias.
Esses esforços faziam parte do Programa Guarda-Chuva, que envolvia 13 secretarias e órgãos municipais. O programa investiu mais de R$ 292 milhões em oito anos, abrangendo ações como a urbanização e fiscalização de áreas de risco, manutenção de escadarias e muros de arrimo, melhorias no sistema de drenagem, colocação de lonas plásticas, educação ambiental, vistorias e outras iniciativas.
20:35, 27 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
A Prefeitura do Recife nega irregularidades e contesta as informações da primeira auditoria do órgão.
A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e reuniu autoridades e representantes do setor esportivo.
A criação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta através do Decreto nº 58.328 assinado pela governadora em exercício Priscila Krause.
mais notícias
+