10 de janeiro de 2024 às 18:27
O prefeito do Recife, João Campos, já escolheu o local de um novo mercado público da cidade. O novo equipamento ficará no prédio Magitot, conhecido como “Casarão da Várzea”, segundo o Blog do Jamildo.
De acordo com o site, uma empresa de consultoria vai ser contratada para "elaboração de estudos preliminares, projetos executivos de urbanização/paisagismo, arquitetura, infraestrutura e complementares de engenharia destinados ao restauro e revitalização do prédio Magitot Casarão da Várzea, criação do Mercado Público da Várzea e reabilitação do entorno ao uso de integração socioeconômica desde a gastronomia, lazer, artes, cultura e turismo no Município".
A licitação foi aberta pela Secretaria Municipal de Política Urbana e Licenciamento.
O prédio histórico, onde funcionou o Hospital Magitot, localizado na Praça Pinto Dâmaso, na Várzea, Zona Oeste do Recife, há cerca de 50 anos, está abandonado.
O casarão histórico, que foi o local do primeiro hospital odontológico da América do Sul, está gradativamente perdendo sua identidade devido ao roubo de portas, janelas e grades.
O espaçoso quintal agora serve como pasto para quatro cavalos, e um dos cômodos foi convertido em cocheira. O terreno está tomado por mato e lixo, sendo também utilizado para o consumo de drogas.
1
2
4
06:39, 25 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
Apesar da indefinição, o governadora demonstrou tranquilidade quanto à escolha e elogiou o desempenho do secretário interino, Gilson José Monteiro Filho.
Além dos entorpecentes, celulares e fones de ouvido também foram confiscados.
Para o órgão, os proprietários da área e a Prefeitura devem se abster de construir outra estrutura ou realizar obras similares no local sem prévia e regular autorização ambiental.
mais notícias
+