Pernambuco, 18 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governo de Pernambuco publica licitação para restauração de dois fortes em Fernando de Noronha

O processo será realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com o governo federal, por meio do Iphan, ação do Novo PAC.

15 de março de 2025 às 19:30   - Atualizado às 19:30

Forte em Fernando de Noronha

Forte em Fernando de Noronha Foto: Weidson Carlos/Fernando de Noronha

O Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado, 15 de março, o edital de licitação para as obras de restauração do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró, ambos localizados no Arquipélago de Fernando de Noronha.

O processo será realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com o governo federal, por meio do Iphan, ação do Novo PAC.

No total, o investimento estimado para realização das duas obras é de R$ 15,8 milhões, provenientes de recursos do programa federal. 

“A conservação e a revitalização dos fortes em Fernando de Noronha são fundamentais para requalificar todo o entorno dos equipamentos. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o governo federal, busca fortalecer o turismo e garantir a permanência da história nos monumentos. O cartão postal da região vai ser atualizado, dando, a partir de agora, continuidade à tradição e à cultura de Pernambuco”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Os dois fortes são tombados em nível federal, sendo mantidos pelo Governo de Pernambuco. Em janeiro deste ano, a governadora Raquel Lyra assinou, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os termos de compromissos para a restauração dos bens. 

O Forte de Santo Antônio pertence à União e trata-se da primeira das fortificações e um dos principais pontos de visitação de Fernando de Noronha.

Por sua vez, o Forte de São Pedro do Boldró integra o Conjunto Histórico do Arquipélago de Fernando de Noronha e teve sua construção iniciada no ano de 1757. A antiga fortificação tem uma vista excepcional do arquipélago e, em especial, do pôr do sol. 

"A partir das obras dos fortes de Santo Antônio e do Boldró, noronhenses e turistas poderão compreender o maior sistema de defesa do século 18. Com essas importantes ações de preservação, o Governo do Estado contribui para agregar a riqueza histórica e cultural ao contexto turístico do arquipélago, já reconhecido como Patrimônio Natural Mundial", ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

O objetivo do projeto de conservação e revitalização dos fortes de Fernando de Noronha é identificar os alicerces remanescentes da fortificação; consolidar as estruturas e realizar intervenções de conservação das ruínas; requalificar o espaço da fortificação, mediante a reconstituição das muralhas, implantar circuito acessível, iluminação, sinalização e museografia; e requalificar o entorno da edificação, mediante o agenciamento, tratamento paisagístico, sinalização e iluminação.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:25, 18 Abr

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 19 anos morre em acidente de moto na PE-15 durante feriado da Paixão de Cristo.
Olinda

Jovem de 19 anos morre em acidente de moto na PE-15 durante feriado da Paixão de Cristo; veja vídeo

A vítima, identificada como Gabriel, perdeu o controle da motocicleta e colidiu violentamente com uma manilha de concreto.

Prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.
Professores

"Ipojuca lidera o ranking de valorização da educação em Pernambuco", diz prefeito após reajuste

De acordo com Carlos Santana, o município deu o maior aumento salarial do estado em 2025.

O ator José Loreto interpretando o Diabo no Carnaval e Jesus na Paixão de Cristo.
Declaração

José Loreto: "Acho que o diabo me ajudou no meu entendimento de Jesus"

A escolha do ator para o papel do filho de Deus gerou críticas nas redes sociais, principalmente por ele ter interpretado o antagonista bíblico em um desfile carnavalesco semanas antes.

mais notícias

+

Newsletter