O site Portal de Prefeitura recebeu com exclusividade a informação, vinda de uma fonte ligada ao Palácio do Campo das Princesas, de que o pagamento já foi realizado pelo Governo de Pernambuco.
Governo de Pernambuco antecipa salários. Arte: Portal de Prefeitura
O site Portal de Prefeitura recebeu com exclusividade a informação, vinda de uma fonte ligada ao Palácio do Campo das Princesas, de que os salários dos servidores estaduais já foram creditados em conta.
Inicialmente, o Governo do Estado havia anunciado que o pagamento da folha salarial seria iniciado nesta sexta-feira, 20 de junho. O Portal de Prefeitura também havia antecipado que o pagamento seria feito nesta data para cerca de 190 mil servidores estaduais, abrangendo 43 categorias profissionais.
A iniciativa da gestão da governadora Raquel Lyra é resultado de compromissos firmados durante as Mesas de Negociações Salariais e foi executada por meio da Secretaria de Administração (SAD).
O acordo contempla o período de 2024 a 2026 e inclui profissionais como militares estaduais, delegados, agentes de polícia e correlatos, médicos, auditores fiscais, procuradores, quadro técnico-administrativo da saúde, entre outros.
Entre as melhorias anunciadas pelo Governo para os servidores do Estado, destaca-se também o reajuste de 9,09% no valor do Vale-Refeição dos servidores do Poder Executivo Estadual, além da atualização dos valores das diárias, tanto parcial quanto integral.
Também neste mês de junho, o Governo do Estado implantará reajuste salarial para cerca de 76 mil profissionais da educação, número que já está incluído nos 190 mil servidores beneficiados com o aumento.
O acordo contemplou uma série de avanços, a exemplo do incremento de 6,27% referente ao novo valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da Educação Básica – ajustado anualmente – e a implantação de melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), resultando em ganhos de até 8,38% para professores.
A negociação, firmada em abril de 2025, também abrangeu a realização do primeiro ciclo avaliativo de desempenho dos profissionais em Educação. Essa medida, que será implementada após 27 anos da criação do PCCV, será realizada durante o exercício de 2026, com efeitos financeiros a partir de dezembro do próximo ano.
Além disso, o acordo com os profissionais da Educação contemplou reajuste de 6,27% sobre a Gratificação de Função Técnico-pedagógica concedida aos servidores ocupantes dos cargos públicos de Analista em Gestão Educacional; e manteve aberto o espaço de Mesa de Negociação Específica, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação.
A remuneração desses profissionais acompanha o piso salarial nacional do magistério público da Educação Básica, que é reajustado anualmente. Em 2024, professores, analistas e administrativos da Educação também receberam aumento, juntamente com as demais categorias.
Importante frisar que o diálogo do Governo do Estado com todo o funcionalismo público estadual resultou na sanção de, aproximadamente, 15 Leis Complementares, beneficiando 190 mil servidores estaduais.
3
4
19:39, 09 Jul
25
°c
Fonte: OpenWeather
O serviço é voltado para o acompanhamento de pacientes por uma equipe multidisciplinar, treinada e equipada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.
Realizada de 9 a 20 de julho, a Fenearte acontece no Centro de Convenções, Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).
A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País percorreu oito municípios e contou com mais de 860 atrações.
mais notícias
+