13 de fevereiro de 2025 às 16:20 - Atualizado às 16:23
Operação da PF com as forças de segurança de Pernambuco. Foto: Divulgação
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas forças operativas, participou do lançamento da Operação Carcará deflagrada na quarta-feira, 12 de fevereiro, pela Polícia Federal.
Esta ação é a primeira grande ação de erradicação de plantação de maconha do ano. A Operação reforça a atuação integrada das forças policiais no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade no Estado.
A ação da PF conta com a participação das forças de segurança do estado.
Com essa força conjunta, as polícias realizam incursões estratégicas em áreas de plantio, garantindo a erradicação das lavouras antes que a droga chegue ao mercado.
“A Operação Carcará reforça nosso compromisso em atuar de forma integrada no combate ao tráfico de drogas, unindo esforços das forças de segurança para enfraquecer o crime organizado e proteger a população pernambucana. O Estado vem reduzindo significativamente os índices de criminalidade com o trabalho que estamos realizando. Encerramos 2024 com quedas expressivas nos principais índices criminais, registrando as maiores reduções de homicídios e roubos dos últimos 11 anos. Seguiremos firmes nesse compromisso de tornar nosso Estado cada vez mais seguro para a população”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
A Operação Carcará acontece anualmente no Sertão pernambucano, uma região historicamente utilizada para o cultivo ilícito da planta.
A erradicação das plantações representa um golpe direto ao tráfico de drogas, reduzindo a oferta da substância, enfraquecendo as organizações criminosas.
“Essa Operação é essencial para descapitalizar o tráfico de drogas em Pernambuco. Retirar toneladas de maconha antes que entrem no mercado significa menos criminalidade e mais segurança para a população. A integração das forças policiais potencializa o combate ao crime e garante um Estado mais seguro para todos”, destacou o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antonio de Pádua.
Durante o encontro, a PF apresentou como realiza o emprego de drones na identificação de plantações de maconha.
“Com uma metodologia consolidada ao longo dos anos, a Polícia Federal utiliza bases de dados, análise de imagens de satélite e drones para mapear áreas de plantio com maior precisão e custo reduzido. Essa tecnologia não substitui o uso de helicópteros, mas complementa as operações, tornando-as mais ágeis e eficazes na localização e destruição das plantações ilegais”, pontuou o secretário Alessandro de Carvalho.
O lançamento da Operação Carcará 1, da PF, aconteceu na cidade de Salgueiro, e contou com a participação do superintendente da PF em Pernambuco.
Essa iniciativa reforça o comprometimento das instituições em trabalhar conjuntamente para erradicar plantações ilícitas de maconha no Estado.
A ação conta com o emprego estratégico das forças de segurança que atuam na identificação e erradicação de cultivos ilegais, além da prisão dos responsáveis.
A integração das forças permite que cada órgão utilize sua expertise para fortalecer o combate ao tráfico.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social tem sido um aliado fundamental, disponibilizando um helicóptero e um caminhão de abastecimento nas operações.
3
05:55, 25 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e, durante o evento, a governadora em exercício destacou a importância da pasta para o crescimento econômico do Estado.
Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, a gestora assinou o livro de posse e destacou a importância da pasta para o fortalecimento da economia pernambucana.
Os vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Alecrim (Novo) levaram o assunto à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 24 de março.
mais notícias
+