23 de novembro de 2023 às 12:41
O Colégio Ágape, uma instituição particular localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, utilizou palha de aço para representar cabelos afro em uma atividade realizada em uma turma de ensino infantil no Dia da Consciência Negra, comemorado na segunda-feira, 20 de novembro.
Após a repercussão, a escola pediu desculpas e disse que advertiu as duas profissionais envolvidas no episódio.
Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram uma criança com a farda da escola sentada numa carteira, diante de um papel com um desenho. A instituição afirmou que o grupo de 15 crianças que participou da tarefa é da faixa etária de 3 anos de idade.
Na imagem, é possível ver no papel um boneco pintado com tinta preta e, nos cabelos, tufos de palha de aço, onde estão escritas as frases "minha obra de arte" e "consciência negra". Outra foto mostra rolos do produto que estariam separados para a tarefa.
Na rede social X (antigo Twitter), uma internauta disse que fez uma denúncia sobre o caso "aos órgãos competentes de educação".
O colégio disse, um dia depois, na terça-feira (21), que foi "um ato isolado, praticado em uma atividade extracurricular que infelizmente as profissionais envolvidas tiveram uma ação totalmente contrária à nossa política de ensino".
A instituição ainda disse que "jamais corrobora com qualquer forma de discriminação, de raça, sexo, religião ou ideologia e que repudia toda e qualquer ação neste sentido".
O mantenedor do Colégio Ágape, Walter Batista, disse que a professora e a auxiliar pedagógica envolvidas foram advertidas pela direção da unidade. As informações são do G1.
De acordo com ele, a atividade não faz parte da grade curricular da escola e as profissionais aproveitaram um material que já se encontrava na sala de aula para improvisar uma tarefa sobre o tema da Consciência Negra.
"A esponja de aço estava dentro da sala porque ela tinha utilizado em outra atividade dez dias antes. Quando chegou no dia da Consciência Negra, tinha sobrado o material lá e ela [a professora] teve a infelicidade de pegar esse material e utilizar para essa atividade, que não era curricular. Foi uma atividade que ela fez por si", afirmou Batista.
4
22:30, 25 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
O pleito ocorre devido ao indeferimento do registro de candidatura de Eduardo Honório (União Brasil), reeleito para o cargo de prefeito nas Eleições de 2024.
Ao todo, 49 profissionais foram chamados, e aproximadamente 40 já tomaram posse e tiveram suas lotações definidas.
A Prefeitura também prepara uma programação junto à comunidade, com inaugurações e ações de ativação que tem como foco a prestação de serviços variados na sede do município e nos distritos.
mais notícias
+