O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, dará início na segunda-feira, 10 de junho, ao tradicional “plantão do milho”, operando 24 horas por dia para a comercialização de milho verde. Esta operação especial, motivada pela alta demanda, seguirá até o dia 23 de junho.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Início dos festejos juninos

Para celebrar o início dos festejos juninos, o Ceasa-PE promoveu um evento nesta sexta-feira (7), que contou com a participação de bacamarteiros, quadrilhas, barracas de comidas típicas, uma canjica gigante e muito forró.

Continua após a publicidade:

A expectativa é vender 11 milhões de espigas de milho até o São João, representando um aumento de 10% em relação ao ano passado.

Melhoria na infraestrutura

Desde o começo do mês, o Ceasa-PE passou por melhorias significativas na sua infraestrutura interna para facilitar o acesso. Foram implantadas duas novas entradas para carros pequenos e utilitários no Portão 05, que agora conta com um estacionamento próximo.

Além disso, há uma via expressa para a entrada de caminhões e duas novas entradas para o romaneio de produtos, com a inauguração de uma nova balança de pesagem, totalizando três acessos para veículos de transporte de mercadorias.

Aumento na oferta e redução de preços

As projeções para a comercialização de milho verde no Ceasa-PE são otimistas. Entre janeiro e junho deste ano, houve um aumento de 5,85% na oferta do produto em comparação com o mesmo período de 2023.

Esse aumento na disponibilidade de milho verde resultou em uma redução média de 7,14% no preço por 50 espigas, tornando o produto mais acessível para os consumidores.

Continua após a publicidade:

Origem do milho verde

A maior parte do milho verde comercializado no Ceasa-PE é proveniente de Pernambuco, representando 93% da oferta total. Os principais municípios fornecedores incluem Passira (23,92%), Ibimirim (15,31%), Amaraji (11,96%), Bezerros (9,57%), Gravatá (9,57%), Vitória de Santo Antão (8,61%), Pombos (6,70%), Belo Jardim (4,78%), Lagoa de Itaenga (4,78%) e outros (4,78%). Adicionalmente, uma parte do milho verde vem dos estados vizinhos, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Com a operação 24 horas e as melhorias na infraestrutura, o Ceasa-PE se prepara para atender a alta demanda durante os festejos juninos, garantindo o abastecimento e a satisfação dos consumidores.