Pernambuco, 25 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula sanciona lei que amplia para 30% cotas para negros em concursos

As pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas optantes pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente às vagas destinadas à ampla concorrência.

Ricardo Lélis

03 de junho de 2025 às 20:52   - Atualizado às 20:52

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 3 de junho, que o Brasil ainda tem poucas mulheres, pessoas negras e indígenas em cargos públicos, ao sancionar o Projeto de Lei 1.958/2021, que aumenta para 30% as vagas de concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

"É importante ter clareza disso, de permitir que esse país um dia possa ter uma sociedade com a cara da própria sociedade nas repartições públicas brasileiras. No Ministério Público, no Itamaraty, na Procuradoria Geral, na Fazenda, na Receita. Em tudo quanto é lugar, é preciso que tenha a cara da sociedade. E ainda nós temos poucas mulheres, ainda, nós temos poucos negros, ainda nós temos quase que nenhum indígena", afirmou durante evento que marcou a sanção do projeto, que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado

Pela proposta, agora convertida em lei, a reserva das vagas será ofertada nos concursos públicos para cargos efetivos da administração pública federal direta e indireta, das fundações e empresas públicas, além das empresas privadas que têm vínculo com a União. 

A cota também valerá para contratações temporárias. O percentual incidirá sobre o número total de vagas previstas nos editais dos processos seletivos.

As pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas optantes pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente às vagas destinadas à ampla concorrência.

O texto determina que, na hipótese de indeferimento da autodeclaração no procedimento de confirmação, as pessoas poderão prosseguir no concurso público ou no processo seletivo simplificado pela ampla concorrência, desde que possuam, em cada fase anterior do certame, conceito ou pontuação suficiente para as fases seguintes.

Segundo a lei, a nomeação dos candidatos aprovados e classificados observará os critérios de alternância e proporcionalidade, considerada a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservado a pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas e a outros grupos previstos na legislação.

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:45, 25 Jun

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Concurso Banco Central
Oportunidades

Concurso Banco Central: órgão solicitou ao Governo Federal a criação de 545 vagas; saiba mais

O Bacen solicitou ao Ministério da Gestão e Inovação a criação de 545 vagas, distribuídas em 410 para analista, 110 para técnico e 25 para procurador.

Fachada do TJPE.
Oportunidades

Concurso TJPE: banca definida para vagas de técnico, analista e oficial; confira detalhes

O edital deve estabelecer taxa de inscrição de R$89 para candidatos de nível médio e R$116 para nível superior.

Concurso do Ministério das Cidades.
Certame

Ministério das Cidades solicita novo concurso público com mais de 100 vagas

O Ministério das Cidades justificou o pedido apontando para o "déficit significativo de pessoal" enfrentado atualmente.

mais notícias

+

Newsletter