Um concurso público na Prefeitura de Nazário, no estado de Goiás, enfrenta suspensão devido a suspeitas de fraude.

A decisão judicial veio à tona após a constatação de que Elvis Denes Ferreira, secretário de administração da cidade, não só foi aprovado no concurso, mas também ficou em primeiro lugar. A banca organizadora responsável pelo certame é o Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).

Acusação do Ministério Público e decisão judicial

Segundo informações da TV Anhanguera, a ação civil pública movida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) alega que Elvis Denes Ferreira, além de ocupar o cargo de secretário de administração da cidade, foi responsável pelo fechamento do contrato com a banca organizadora do concurso, o Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).

Posicionamento e solicitação de suspensão

O G1 tentou obter um posicionamento do Instituto de Tecnologia e Educação por e-mail e mensagem nesta sexta-feira (10) às 9h17, mas não recebeu resposta até o momento desta atualização.

O concurso, que tinha como objetivo preencher vagas no quadro de cargos efetivos do Poder Executivo de Nazário, teve suas provas realizadas em 14 de janeiro deste ano, com o resultado preliminar da prova objetiva publicado em 30 de janeiro. No entanto, a homologação ainda não ocorreu.

Resultados do Concurso e repercussão

Elvis Denes foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de escriturário, com salário de R$ 1.653,32. O cargo disponibilizava 2 vagas para contratação e 12 para cadastro reserva. O secretário obteve 88 pontos no concurso, com 100 pontos sendo a pontuação máxima.

Segundo a ação movida pelo MP-GO, detalhada na decisão judicial, o fato “causou surpresa aos candidatos e resultou em inúmeras denúncias perante o órgão ministerial”.

A ação solicitou a anulação do concurso. No entanto, a juíza optou por suspendê-lo para evitar prejuízos ao município e aos candidatos.

Nota da Prefeitura de Nazário

A Prefeitura Municipal de Nazário-Goiás emitiu uma nota informando que não foi intimada sobre quaisquer liminares ou fatos relacionados à suspensão do concurso público referente ao Edital nº 001/2023.

A Comissão Organizadora do Certame afirmou que todos os atos do concurso foram realizados seguindo os princípios da Legalidade, Moralidade, Publicidade e Transparência.

A Comissão Especial do Certame da Prefeitura Municipal de Nazário se colocou à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre o Concurso Público.