O novo edital do Concurso da Polícia Militar de Minas Gerais acaba de ser divulgado, oferecendo quase 3 mil vagas para a carreira de soldado, exigindo nível superior.

O salário inicial é de R$4.360,83. As inscrições estarão abertas de 8 de janeiro a 6 de fevereiro de 2024, diretamente no portal da corporação, com taxa de R$101.

As provas estão programadas para março de 2024 em diversas cidades, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, e outras.

As vagas do concurso são distribuídas entre 17 regiões da Polícia Militar de Minas Gerais, com números diferentes para homens e mulheres em cada região.

Os requisitos incluem nacionalidade brasileira, ensino superior completo, quitação com obrigações eleitorais e militares, idade entre 18 e 30 anos, carteira de habilitação na categoria “B”, idoneidade moral, altura mínima de 1,60m, sanidade física e mental, aptidão física, aprovação em avaliação psicológica, e ausência de tatuagens visíveis incompatíveis com a função.

O processo seletivo terá três fases: prova objetiva, avaliações psicológicas e de saúde, e avaliação física militar.

A prova objetiva será em 10 de março de 2024 e incluirá questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Direito e Direitos Humanos, e Raciocínio Lógico-Matemático, totalizando 100 pontos.

Para ser aprovado, é necessário obter no mínimo 60 pontos. As avaliações seguintes ocorrerão para os aprovados na prova objetiva. Na fase de avaliação física militar, os candidatos realizarão exercícios específicos.

Além disso, a isenção da taxa de inscrição estará disponível para desempregados, doadores de sangue, inscritos no CadÚnico, ou aqueles sem condições financeiras para pagar a taxa, mediante comprovação.

As solicitações de isenção poderão ser feitas nos dias 8 e 9 de janeiro de 2024.