13 de setembro de 2024 às 14:45 - Atualizado às 14:46
Concurso Polícia Federal. Foto: Divulgação
A Polícia Federal está se preparando para abrir um novo concurso público que pode ofertar até 2.600 vagas em diversas áreas da corporação. A notícia foi confirmada pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Polícia Federal, indicando a necessidade de reforçar seu efetivo com novos profissionais, tanto em cargos operacionais quanto administrativos.
Dentre as oportunidades previstas, 1.810 vagas serão destinadas a cargos típicos da carreira policial, como Papiloscopista, Perito Criminal, Delegado, Escrivão e Agente. Além disso, serão oferecidas 790 vagas para funções administrativas, atendendo à demanda interna de suporte operacional da instituição.
Esse número de vagas vem em um momento em que a Polícia Federal busca aprimorar sua capacidade de atuação em diversas frentes, desde investigações criminais até o controle de fronteiras e questões de segurança pública.
Willy Hauffe, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), ressaltou que o edital do concurso para o cargo de Perito Criminal, uma das funções mais aguardadas, deve ser publicado até o início de 2025. Segundo Hauffe, há uma expectativa de que o edital do certame seja lançado ainda no final de 2024, mas, no máximo, até o começo do próximo ano.
A Polícia Federal realizou seu último concurso da instituição no ano de 2021, oferecendo 1.500 vagas, mas o certame perdeu validade em setembro de 2023. Com isso, a abertura de um novo certame é ainda mais esperado para preencher o déficit deixado com a expiração do último concurso.
O concurso da Polícia Federal é um dos mais aguardados no país, devido à estabilidade e aos atrativos benefícios da carreira pública, somados à possibilidade de contribuir diretamente para a segurança nacional. O processo de seleção para cargos como Delegado, Perito e Agente são os mais difíceis, incluindo provas objetivas, testes físicos e avaliações psicológicas, além de investigação social.
1
2
14:53, 12 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível médio, técnico ou superior.
A taxa de inscrição é de R$ 200, com isenção disponível para doadores de sangue e beneficiários de programas sociais do Governo Federal.
O contrato com a FGV já está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas e terá vigência até outubro de 2025.
mais notícias
+