13 de novembro de 2023 às 17:34
Na ultima quinta-feira, dia 9, Carlos Vieira assumiu o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal (CEF). Em seu discurso de posse, ele anunciou a intenção de realizar um concurso público em 2024, confirmando a abertura de vagas para novos servidores na instituição.
"A Caixa é esse banco com 87 mil empregados ativos e a gente pretende, dentro do nosso contexto de atuação com os diretores e os vice-presidentes, observar onde estão as nossas fragilidades e a necessidade de pessoas e promover o ingresso de mais pessoas para esse time", disse.
Inclusive, há previsões de que o anúncio da nova seleção para efetivos possa ocorrer já no início de 2024. Essa informação foi compartilhada pela ex-presidente do banco, Rita Serrano, no início de outubro.
Em uma entrevista ao O Globo, Carlos Vieira foi questionado sobre a possibilidade de abrir novas agências e realizar concursos públicos, não demonstrando oposição a essas iniciativas.
"Devemos abrir, mas mais do que isto é descobrir a vocação das agências. Não posso forçar uma agência, localizada em um lugar não propício à venda de cartão e sim fazer programas sociais, ter alta rentabilidade. Vamos mudar o modelo de avaliação das agências. Não vejo problema em abrir agências e fazer concurso público. Temos de ter consciência sobre fazer o papel social e ao mesmo tempo, ter um resultado que justifique toda ação de um banco."
Leia Também
Nos últimos anos, a Cesgranrio tem sido a entidade responsável por coordenar a maioria dos concursos na área bancária, incluindo o do Banco do Brasil em 2021 e 2022, o do Banco da Amazônia (Basa) em 2021 e o do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) em 2022.
É relevante destacar que a próxima seleção para o Banco do Nordeste (BNB) também ficará a cargo da Cesgranrio.
No entanto, é interessante observar que o último concurso de ampla concorrência da Caixa, realizado em 2014, teve o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) como organizador. Portanto, é fundamental estar atento aos desenvolvimentos futuros nesse contexto.
Em 2021, a Caixa Econômica Federal promoveu um concurso inédito, disponibilizando 1.100 vagas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcDs). Do total, mil eram para contratação imediata e 100 para formação de cadastro de reserva.
As vagas contemplavam os cargos de técnico bancário tradicional e na área de Tecnologia da Informação (TI). No último, foram oferecidas 100 vagas imediatas e dez para o cadastro de reserva, concentradas no polo do Distrito Federal.
As demais oportunidades foram distribuídas por todo o país. Os requisitos para participar incluíam possuir apenas o ensino médio completo, além de se enquadrar, legalmente, como pessoa com deficiência.
Da redação do Portal com Informações do site Folha Dirigida
1
2
17:57, 24 Jan
29
°c
Fonte: OpenWeather
Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados por meio da aplicação de prova objetiva, prevista para 27 de abril de 2025.
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Segundo a Câmara, os fatos que levaram à suspensão estão sendo apurados com rigor, e o resultado das investigações será divulgado à população.
mais notícias
+