08 de janeiro de 2024 às 21:58
O concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) que pretende contratar 2.901 soldados com salário de R$ 4.360,83 abriu inscrições nesta segunda-feira, 8 de janeiro.
As vagas são divididas em 2.611 para homens e 290 para mulheres. Entre outros requisitos, os candidatos precisam ter curso de nível superior em qualquer área. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.
Os candidatos também precisam possuir os seguintes requisitos:
Para concorrer aos cargos, o candidato precisa estar na faixa etária entre 18 e 30 anos, esteja em dia com suas obrigações eleitorais, e, para candidatos do sexo masculino, cumpra os requisitos militares, incluindo altura mínima de 1,60m, além de possuir boa saúde física e mental, aptidão física, entre outros critérios especificados no edital (disponível abaixo).
Os interessados devem realizar as inscrições no site www.policiamilitar.mg.gov.br até o dia 6 de fevereiro. A taxa de inscrição custa R$ 101.
O certame terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período após a homologação do resultado final.
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu novas convocações de candidatos aprovados nos concursos públicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.
O motivo, mais uma vez, é a cota de gênero: os editais previam um número limite de mulheres que poderiam integrar as corporações por meio do concurso.
Os editais limitam o ingresso de mulheres a 20% dos cargos de soldado e a 10% das vagas para oficial.
Há duas leis no Estado que permitem essa distinção, o que, no entendimento do ministro, se choca com o princípio da isonomia entre os gêneros estabelecido na Constituição Federal.
O ministro do STF acolheu argumentos de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
3
4
02:05, 11 Jul
24
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível médio, técnico ou superior.
Os profissionais aprovados terão que cumprir uma carga de trabalho de 40 horas semanais.
A seleção será feita por meio de prova objetiva, que ocorrerá no dia 17 de agosto de 2025.
mais notícias
+