03 de maio de 2018 às 14:17
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A Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos divulgou que, no ano de 2017, recebeu 142.665 denúncias através do Disque 100. O serviço telefônico disponibiliza, gratuitamente, e 24 horas por dia, a oportunidade de se fazer denúncias sobre temas envolvendo Direitos Humanos. Em 2016, o número de ligações recebidas foi 133.061. Ano passado, a maior quantidade de reclamações se deu envolvendo algum tipo de vulnerabilidade relacionada a crianças entre 04 e 07 anos de idade. A vulnerabilidade, no caso, corresponde, principalmente, à violência sexual e à psicológica. Contudo, o Disque 100 acolhe qualquer reporte de violação de direitos contra pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, contra idosos, questões envolvendo violência em razão de gênero, etc. Após a recepção da queixa, ela é encaminhada a órgãos estaduais. Dependendo da natureza da questão, as informações da denúncia podem ser encaminhadas a instituições como: Ministério Público, Defensoria Pública, Corregedoria da Secretaria do Estado. Após serem recepcionadas por estes órgãos estatais, os mesmos têm 24 horas para tomarem as providencias legais.
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