09 de dezembro de 2023 às 09:54
Na noite desta sexta-feira, 8 de dezembro, várias localidades do Recife enfrentaram uma interrupção no fornecimento de energia elétrica que perdurou por aproximadamente uma hora.
O apagão, que impactou parte dos bairros da Zona Sul, teve como causa a invasão de indivíduos não autorizados à Subestação Imbiribeira, conforme informado pela Neoenergia.
Equipes da concessionária constataram diversos equipamentos abertos e fora de operação, canaletas vandalizadas, cabos cortados e até mesmo a presença de um alicate de corte no local.
A suspeita é de que tenha ocorrido uma tentativa de furto de cabos. Os invasores também afetaram as subestações Rio Jordão e Pina, as quais deixaram de receber as cargas provenientes da Imbiribeira.
Segundo a Neoenergia, o restabelecimento da energia começou alguns minutos após a invasão, que ocorreu por volta das 19h, sendo totalmente normalizado às 21h04.
Reposta da Neoenergia
A Neoenergia informa que a invasão de pessoas não autorizadas na Subestação Imbiribeira causou a interrupção no fornecimento em parte dos bairros da Zona Sul do Recife, nesta sexta-feira (8) à noite.
Ao chegar ao local, equipes da concessionária identificaram vários equipamentos abertos e fora de ordem, canaletas vandalizadas, cabos cortados e até mesmo um alicate de corte (tesourão) no chão, o que reforça a hipótese de tentativa de furto de cabos.
A ação também impactou outras duas subestações, sendo elas Rio Jordão e Pina, que deixaram de receber as cargas da Imbiribeira.
A Neoenergia atuou rapidamente e a energia começou a ser restabelecida alguns minutos após a ação dos invasores, que ocorreu às 19h. Às 21h04, todas as cargas tinham sido normalizadas.
1
2
4
07:32, 25 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
Os técnicos eliminarão os fios que estiverem desnivelados, não identificados ou fora do padrão exigido pelas agências reguladoras.
A companhia informou que vai reforçar o contingente técnico para atuação em caso de eventuais ocorrências durante o evento.
De acordo com a Neoenergia, a eletricidade desviada abasteciria Gravatá durante 22 dias.
mais notícias
+