Pernambuco, 17 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump assina decreto que altera o sistema de segurança eleitoral dos EUA e usa Brasil como exemplo

A ordem executiva visa fortalecer a verificação da cidadania dos eleitores, proibindo cidadãos estrangeiros de interferirem.

Eduarda Queiroz

26 de março de 2025 às 12:27   - Atualizado às 12:27

Donald Trump com documento assinado.

Donald Trump com documento assinado. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, assinou um decreto que modifica o sistema eleitoral dos EUA com foco na prevenção de possíveis fraudes eleitorais.

O texto menciona o Brasil como exemplo positivo na aplicação de sistemas de segurança nas eleições, especificamente o uso da biometria.

“Os Estados Unidos agora falham em aplicar proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas e desenvolvidas, bem como por aquelas ainda em desenvolvimento. A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração para a cidadania”, diz o documento.

Segundo o governo Trump, a ordem executiva visa fortalecer a verificação da cidadania dos eleitores, proibindo cidadãos estrangeiros de “interferirem nas eleições”.

O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores. 

Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.

Sistema eleitoral brasileiro

O sistema de biometria nas eleições do Brasil foi implementado para garantir maior segurança e agilidade no processo eleitoral, além de evitar fraudes.

Eleitores se cadastram nas zonas eleitorais para coletar dados biométricos (impressões digitais, fotografia e assinatura).  

Durante a votação, as urnas com sistema biométrico verificam a identidade do eleitor através das impressões digitais.

Se as impressões digitais coincidirem, a urna confirma a identidade e permite a votação. Caso contrário, o sistema impede que o eleitor vote. 

A biometria começou a ser implantada em 2008, e hoje atinge mais de 85% do eleitorado brasileiro. O avanço da tecnologia pode ser acompanhado em um painel online atualizado periodicamente pela justiça eleitoral.

Trump impõe tarifa sobre o petróleo venezuelano

 Donald Trump anunciou que os países que comprarem petróleo ou gás da Venezuela devem ser taxados em 25% em cima de qualquer produto que venha a comercializar com os Estados Unidos (EUA).

O anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, foi publicado em uma rede social nesta segunda-feira (24). Segundo o comunicado, a tarifa começará a valer a partir do próximo dia 2 de abril. 

“[A tarifa será implementada] por inúmeras razões, incluindo o fato de a Venezuela ter enviado propositalmente e enganosamente aos Estados Unidos, disfarçados, dezenas de milhares de criminosos de alto escalão e outros, muitos dos quais são assassinos e pessoas de natureza muito violenta”, afirmou Trump.

O governo dos EUA acusa a Venezuela de enviar para o país membros da facção criminosa Tren de Aragua, considerada uma organização terrorista por Washington. Pouco mais de uma semana atrás, o governo Trump deportou 238 imigrantes venezuelanos para El Salvador acusados de integrarem essa organização.

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:43, 17 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria.
Guerra

Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria e repórter registra o momento ao vivo; veja vídeo

O Ministério da Defesa da Síria havia culpado anteriormente as milícias na área de maioria drusa de Sweida por violar um acordo de cessar-fogo.

Governo dos EUA vai investigar o PIX.
Apuração

Governo dos EUA abre investigação contra o PIX e comércio do Brasil

A medida buscará determinar se atos, políticas e práticas do governo brasileiro são irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem o comércio dos EUA, diz o documento.

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

mais notícias

+

Newsletter