A Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão está no Recife. A estadia em Pernambuco acontece desta terça-feira, 22, até a quinta-feira, 24 de agosto.

No Porto do Recife, ficarão atracados os navios de treinamento KASHIMA e HATAKAZE, com 560 membros da Esquadra, sendo 160 Guardas-Marinha recém-formados na academia militar como aspirantes a Oficial.

A Esquadra vem do Rio de Janeiro. A passagem pelo país ocorre em alusão aos 128 anos do Tratado de Amizade Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, bem como, em celebração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, dos quais 105 são na capital pernambucana.

Leia também:
>>>VISITAÇÃO ao maior NAVIO de GUERRA da América Latina no PORTO DO RECIFE

O Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, participará da recepção aos navios, como representante da Marinha do Brasil, acompanhado do Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros de Albuquerque, além do Cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano.

Não haverá visitação aberta ao público no Porto do Recife. Mas estão programadas diversas atividades na capital pernambucana entre a Força Naval brasileira e a Esquadra Japonesa.

Além de eventos restritos à Marinha e à imprensa, haverá ações abertas à população em outros locais.

Nesta terça (22), a partir das 16h, haverá apresentação das Bandas da Marinha do Brasil e da Esquadra Marítima do Japão no Shopping Rio Mar.

Na sequência, às 18h, terá um intercâmbio de Arte Marcial de Judô na Academia Nagai, em Boa Viagem. Já na quarta-feira (23), terá uma Cerimônia de Aposição Floral ao Busto do Almirante Tamandaré, a partir das 9h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

O Cruzeiro de Treinamento no Exterior é realizado todos os anos desde 1957. Ao todo serão 149 dias de navegação, passando por 8 países, tendo os seguintes portos de escala: Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Chile, Argentina, Brasil (Rio de Janeiro, Recife) e Colômbia, estando de volta ao Japão no dia 20 de outubro de 2023.