Nevasca no Monte Everest. Foto: Reprodução
Centenas de pessoas ficaram presas após uma nevasca atingir a região da face leste do Monte Everest, no Tibete, neste fim de semana. Segundo a mídia estatal chinesa, equipes de resgate conseguiram guiar parte dos viajantes para um local seguro. O caso foi destacado pela agência Reuters no domingo, 5 de outubro, enquanto fortes precipitações, incluindo chuva intensa, atingiram o Himalaia.
De acordo com a Televisão Central da China (CCTV), até o domingo, 350 pessoas haviam chegado à cidade de Qudang, que funciona como ponto de encontro dos resgatados. Outras 200 pessoas permanecem presas, mas já foram contatadas pelas equipes de resgate.
A nevasca começou na noite de sábado (4) e atingiu a fronteira entre o Tibete e o Nepal, bloqueando trilhas utilizadas por grupos de caminhada e expedições. As autoridades informaram que centenas de visitantes estavam no remoto vale de Karma, que leva à face leste de Kangshung, no Everest, aproveitando o feriado nacional de oito dias na China.
Equipes de resgate foram mobilizadas para a região e seguem atuando para retirar os viajantes que continuam presos. Segundo a mídia estatal, todos os resgatados até agora foram levados com segurança para Qudang, onde recebem abrigo e atendimento.
No mês de maio, uma aventura na Patagônia quase terminou em tragédia para o programador brasileiro Thiago Crevelloni. Durante uma viagem solo pelo sul da Argentina, ele se perdeu em meio a uma forte nevasca, teve o carro atolado na neve e precisou caminhar por horas sob frio extremo até ser resgatado por uma patrulha policial.
Tudo começou quando Thiago deixou a cidade de El Bolsón rumo a El Calafate, um dos destinos mais populares da região. Para reduzir o tempo na estrada, ele decidiu fazer uma parada estratégica em Perito Moreno. A ideia era seguir viagem no dia seguinte, durante o dia, acreditando que seria mais seguro.
No entanto, ao retomar a estrada, o GPS sugeriu um atalho pela Rota 29, uma via secundária pouco movimentada. Confiando na tecnologia, ele seguiu a orientação.
“Fui avançando, mas começou a nevar bastante e percebi que não tinha passado por nenhum carro nos últimos quilômetros”, contou.
3
14:17, 14 Nov
29
°c
Fonte: OpenWeather
Greve dos pilotos da Latam no Chile afeta cerca de 20 mil passageiros e atinge operações entre 12 e 17 de novembro
Segundo o inquérito, os turistas pagavam valores que variavam entre 80 e 100 mil euros, o equivalente a R$ 490 mil e R$ 610 mil.
Estima-se que a doença renal crônica afete cerca de 800 milhões de pessoas globalmente e tornou-se a nona principal causa de óbito.
mais notícias
+