21 de fevereiro de 2024 às 18:15
Uma mina a céu aberto, operada clandestinamente em uma região remota do sudeste da Venezuela, sofreu um desabamento na tarde de terça-feira (20), afetando dezenas de trabalhadores presentes no local.
O número total de vítimas ainda não foi confirmado pelos socorristas até esta quarta-feira (21).
O incidente ocorreu durante a tarde de terça-feira, quando aproximadamente 200 mineiros estavam ativos na mina, situada no município de Angostura, no estado de Bolívar, a cerca de 460 quilômetros da capital Caracas.
Conforme relatado pela agência de notícias Associated Press, o desastre resultou em fatalidades, feridos e indivíduos aprisionados sob os destroços.
Identificada como "Bulla Loca", a mina só pode ser acessada após uma longa jornada em pequenas embarcações.
Devido às dificuldades enfrentadas pelas equipes de resgate para alcançar o local, ainda não foi possível determinar o número exato de vítimas do colapso, conforme declarado pelo Ministério da Comunicação da Venezuela.
O prefeito de Angostura, Yorgi Arciniega, mencionou na noite de terça-feira que planejava transportar "aproximadamente 30 caixões" para La Paragua, a comunidade mais próxima da mina, mas não confirmou o total de óbitos.
De acordo com a AFP, inicialmente, o governo regional relatou apenas duas mortes e dois feridos.
Entretanto, o prefeito Yorgi Arciniega informou à AFP que ainda não há uma contagem precisa de vítimas, devido à complexidade da área e à situação caótica, porém, mencionou que "estima-se que 25 pessoas tenham falecido e 15 tenham ficado feridas".
“A Força Armada Nacional Bolivariana, bombeiros da Defesa Civil e órgãos de segurança cidadã estão embarcando para nos deslocarmos até a região por via aérea e fazer uma avaliação real da situação", informou à AFP o secretário de Segurança Cidadã de Bolívar, Édgar Colina Reyes.
Uma equipe de resgate procedente de Caracas também se dirige ao local para ajudar nas buscas.
A área de Angostura é de difícil acesso, caracterizada por pequenos lagos, pântanos e rios significativos como o Caroní, responsável pelo abastecimento de Guri, o maior complexo hidrelétrico do país.
Na Venezuela, as atividades de mineração de ouro, cobre, diamantes e outros minerais preciosos são abundantes, porém, muitas vezes realizadas em condições de segurança precárias.
2
3
08:18, 26 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
É um movimento que pode abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos instale aliados em funções importantes.
Em contrapartida pela libertação das reféns, Israel deverá soltar até 250 prisioneiros palestinos, conforme o acordo firmado.
Atualmente, cerca de 2,3 mil pessoas trans estão presas, das quais 1,5 mil fizeram a transição para o gênero feminino.
mais notícias
+