12 de março de 2025 às 16:50 - Atualizado às 16:53
Juwan de 2 anos com tapa olho. Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Juwan, um menino de 2 anos, perdeu a visão do olho esquerdo após ser beijado por uma pessoa com herpes labial. A infecção começou a se desenvolver há sete meses, na Namíbia, e resultou em sérias complicações.
O quadro do menino piorou tanto que ele quase perdeu completamente o olho e agora espera por uma cirurgia delicada para tentar salvá-lo. Sua mãe, Michelle Saaiman, ficou chocada com o diagnóstico e confessou: "Pensei que fosse uma pegadinha atrasada de 1º de abril", ao descobrir que o filho contraiu herpes ocular por um beijo. A origem do contágio ainda é um mistério.
No mês de agosto, Juwan ainda tinha 1 ano e 4 meses, ele desenvolveu a infecção ocular e não respondia aos tratamentos com colírios antibióticos. Assim que houve uma piora no quadro de saúde, um especialista identificou o vírus herpes simplex (HSV) no olho do menino.
"O médico estava me dizendo que há uma bolha de febre (também conhecida como herpes labial ou 'boqueira') crescendo na córnea do meu filho. Eu estava olhando para o médico, me perguntando se era 1º de abril, porque pensei que fosse uma brincadeira", contou Michelle ao portal Metro.
Para tentar conter a infecção foi intensa , os médico chegaram a consultar especialistas em Nova York para encontrar o medicamento adequado. Contudo, quando o tratamento começou a fazer efeito, já era tarde demais para salvar a visão de Juwan.
"Naquele momento, o herpes causou tantos danos à sua córnea que ele basicamente perdeu toda a sensibilidade no olho e não conseguia ver nada. Ele estava completamente cego", explicou Michelle.
O olho de Juwan começou a piorar, com a falta de lubrificação, formando um buraco de quatro milímetros. Os pais, agora, enfrentam uma batalha contra infecções constantes e há risco iminente de perda total do olho.
A família de Juwan buscou ajuda especializada na Cidade do Cabo, na África do Sul, na tentativa de reverter o quadro crítico do menino. Ele já passou por uma cirurgia para enxerto de âmnio, que foi fundamental para a recuperação da córnea, além de ter as pálpebras costuradas para proteger o olho. Em abril, ele enfrentará uma nova operação, na qual nervos serão retirados da perna e implantados no olho. Se tudo correr como esperado, Juwan poderá ser submetido a um transplante de córnea no próximo ano.
"Não é justo que um ser humano tão pequeno passe por tudo isso", desabafou a mãe.
4
22:40, 25 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
O anúncio do presidente dos EUA foi publicado em uma rede social nesta segunda-feira (24).
O surto de gripe aviária, que forçou o abate de rebanhos inteiros, é um dos fatores que impulsionaram os preços do produto nos Estados Unidos.
A organização policial internacional esclareceu que, até o momento, não há uma Notificação Vermelha contra o comunicador.
mais notícias
+