14 de dezembro de 2023 às 13:05
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, e o líder venezuelano Nicolás Maduro se reunirão nesta quinta-feira, 14 de dezembro, durante o encontro de líderes da Comunidade do Caribe (Caricom) em São Vicente e Granadinas.
A reunião ocorre em meio à crise territorial pela disputa do território de Essequibo entre os dois países.
O anúncio do encontro bilateral foi feito após Maduro conversar com Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, que atua como presidente interino da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e com o secretário-geral da ONU, António Guterres, no sábado (9).
O governo venezuelano afirmou que a reunião tem como objetivo "preservar a aspiração de manter a América Latina e o Caribe como uma zona de paz". Por sua vez, o presidente da Guiana declarou que não pretende abordar a questão de Essequibo durante o encontro com Maduro.
“Resolver a fronteira terrestre não é assunto para discussões bilaterais e a questão está devidamente resolvida pelo Tribunal Internacional de Justiça”, disse Ali em uma carta a Gonsalves.
No documento, Ali reafirma seu comprometimento de falar com Maduro e agradece aos países que estão mediando a questão, incluindo o Brasil e integrantes da Celac.
“Permita-me assegurar-lhe, caro colega, que estou preparado para falar com o presidente Maduro sobre qualquer outro aspecto que possa contribuir para melhorar e fortalecer a amizade e relações entre os nossos dois países”, afirma Ali.
1
3
12:43, 24 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
A organização policial internacional esclareceu que, até o momento, não há uma Notificação Vermelha contra o comunicador.
O tremor atingiu a região norte de La Serena, a uma profundidade de 84,9 km, de acordo com dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O Chefe da Igreja Católica vai deixar o Hospital Gemelli, em Roma, e ficará na Casa Santa Marta, no Vaticano.
mais notícias
+