Pernambuco, 16 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Extrema direita alemã vence eleições pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial

As eleições aconteceram no último domingo, dia 1 de setembro.

03 de setembro de 2024 às 10:11   - Atualizado às 10:34

Extrema direita alemã vence eleições pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Extrema direita alemã vence eleições pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Foto: Reprodução/rede social.

O sucesso do partido Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em inglês) em duas eleições estaduais aumentou a pressão sobre o governo do chanceler do país, Olaf Scholz, e deixou o principal partido de oposição do país enfrentando dificuldades políticas nesta segunda-feira, 2 de setembro, para encontrar uma maneira de governar duas regiões do leste sem envolver o partido de extrema direita.

O AfD tornou-se no domingo, dia 1º, o primeiro partido de extrema direita a vencer uma eleição estadual na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, na Turíngia, sob o comando de uma de suas figuras mais extremas, Björn Höcke.

Na vizinha Saxônia, o partido terminou apenas atrás da conservadora União Democrata Cristã (CDU), que lidera a oposição nacional. Os eleitores puniram os três partidos da coalizão governamental de Scholz, que obteve bem menos de 15% dos votos.

O profundo descontentamento com um governo nacional conhecido pelas lutas internas, pela inflação e por uma economia fraca, o sentimento anti-imigração e o ceticismo em relação à ajuda militar alemã à Ucrânia estão entre os fatores que contribuíram para o apoio aos partidos populistas no antigo leste comunista, que é menos próspero do que Alemanha ocidental.

Um novo partido fundado por um proeminente esquerdista foi o segundo grande vencedor no domingo - e provavelmente será necessário para formar governos estaduais, uma vez que ninguém está disposta a governar com a AfD.

O desastre dos partidos do governo somou-se a desempenhos terríveis nas eleições para o Parlamento Europeu, em junho, para a coalizão de Scholz, e não está claro se o grupo tem alguma receita para mudar a situação com as próximas eleições nacionais da Alemanha, marcadas para daqui a pouco mais de um ano.

Leia Também

Outra eleição estadual em 22 de setembro numa região oriental - Brandemburgo, que, ao contrário das duas que votaram no domingo, é atualmente liderada pelos social-democratas de centro-esquerda de Scholz - poderá aumentar as incertezas. 

Estadão Conteúdo
 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:55, 16 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Acidente de brasileiros na França.
Sinistro

Quatro brasileiros morrem após acidente de carro em alta velocidade na França

O veículo que estava com o medidor marcando 180km/h teria batido em uma árvore depois que o motorista perdeu o controle da direção. 

"Eu nunca me renderei", diz Donald Trump após nova tentativa de ASSASSINATO.
Declaração

Trump diz que está 'SEGURO e BEM' e que 'NUNCA se RENDERÁ', após tiroteio

O FBI está investigando a autoria dos disparos que ocorreram próximo ao candidato à presidência dos EUA pelo partido Republicanos.

Donald Trump
Polícia

FBI investiga nova tentativa de assassinato contra TRUMP após tiros perto dele neste domingo (15)

O suspeito dos disparos foi encontrado e preso pela polícia após denúncias. Em 13 de julho, o republicano foi atingido por um tiro na orelha durante comício na Pensilvânia. 

mais notícias

+