Pernambuco, 16 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Estudo em SEIS países estima 17 mil mortes por uso de CLOROQUINA para tratar Covid-19

11 de janeiro de 2024 às 16:57

O uso, sem previsão na bula (off label), de hidroxicloroquina para tratar pacientes hospitalizados com covid-19 na primeira onda da pandemia pode estar relacionado a cerca de 17 mil mortes em seis países: Bélgica, França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Turquia. A maior parte das mortes estimadas, cerca de 7,5 mil, foi nos Estados Unidos.

A estimativa foi feita por pesquisadores da França e do Canadá em um estudo que reúne dados coletados com diferentes metodologias, e teve as conclusões publicadas com ressalvas neste ano no periódico científico Biomedicine & Pharmacotherapy.

Os cientistas estimaram ainda que o uso do medicamento pode ser associado a um aumento de 11% na taxa de mortalidade de pacientes hospitalizados.

Limitações

Os autores afirmam que, apesar das limitações do estudo e de suas imprecisões, ele ilustra o perigo de, no manejo de futuras emergências, mudar a recomendação de um medicamento com base em evidências fracas.

O número de mortes estimado, de 16.990, pode estar tanto sub como superestimado, mas certamente seria muito maior se houvesse dados disponíveis para mais países, ponderam.

Originalmente, a hidroxicloroquina é indicada para o tratamento de doenças como malária, lúpus e artrite, mas, durante a pandemia de covid-19, seu uso foi defendido por autoridades políticas, como ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo depois de evidências científicas mostrarem ineficácia e riscos.

Já nos primeiros meses da pandemia, a Organização Mundial da Saúde suspendeu os testes para tratamento da covid-19 com a hidroxicloroquina, para preservar a segurança dos pacientes e por reconhecer sua ineficácia.

O estudo publicado neste ano pelos pesquisadores franceses e canadenses reforça que o uso prolongado do medicamento aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores ainda citam um estudo de colegas brasileiros que relaciona a hidroxicloroquina a efeitos colaterais no coração e no fígado.

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:20, 16 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

Jair Bolsonaro ao lado de Mourão.
Tensão

Mourão critica tarifas de Trump e defende Bolsonaro: 'Não aceito que se meta em assunto interno'

Para Mourão "a estratégia que o presidente Trump vem adotando, é uma estratégia que vai terminar por prejudicar os interesses das nações americanas".

Lula reforça posição do Brasil e apoia processo na CIJ contra Israel por genocídio em Gaza.
União

Lula reforça posição do Brasil e apoia processo na CIJ contra Israel por genocídio em Gaza

O apoio do presidente Lula ocorre após pedido da Autoridade Nacional Palestina. Além do Brasil, já intervieram no processo contra Israel mais 12 nações.

mais notícias

+

Newsletter