Pernambuco, 10 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Aprovação de Plebiscito para anexar parte da Guiana à Venezuela eleva tensão entre países

05 de dezembro de 2023 às 13:31

Os venezuelanos aprovaram, em plebiscito realizado no domingo, 3 de dezembro, proposta do presidente Nicolás Maduro para a anexação de Essequibo, região rica em petróleo pertencente à vizinha Guiana, segundo anúncio do órgão eleitoral da Venezuela.

Prevista para acabar às 18h locais de domingo (19h de Brasília), a votação foi prolongada em duas horas em meio a alegações da oposição venezuelana de baixa participação eleitoral.

O Conselho Nacional Eleitoral, porém, afirma que mais de 10,5 milhões de pessoas compareceram à consulta.

A Venezuela há tempos argumenta que Essequibo lhe foi "roubada" quando a fronteira entre os países foi definida, há mais de um século.

Estadão Conteúdo

EUA envia militares para Venezuela

A Embaixada dos Estados Unidos da América na Guiana enviou uma nota informando que comandantes militares do país foram enviados a Guiana.

O objetivo é discutir e iniciar planejamentos estratégicos para aumentar as defesas e se proteger de uma possível invasão das forças, da Venezuela.

Este aviso vem após o Comando Sul dos EUA (U.S. Southern Command) e o Exército Brasileiro completarem um treinamento de combate na Amazônia que durou quase três semanas.

Nota americana da embaixada americana  

“A liderança da 1ª Brigada de Assistência à Força de Segurança (SFAB) do Exército dos Estados Unidos e da Força de Defesa da Guiana (GDF) se encontraram em 27 e 28 de novembro como parte da forte parceria militar entre os Estados Unidos e a Guiana.

As forças de defesa dos EUA e da Guiana discutiram futuros compromissos, incluindo sessões de planejamento estratégico e processos para melhorar a prontidão militar e a capacidade de ambos os países em responder a ameaças de segurança.

A SFAB é uma unidade especializada do Exército dos EUA estabelecida para aconselhar e ajudar nações parceiras. Desde 2022, a SFAB realizou vários exercícios de treinamento conjuntos com a GDF para fortalecer sua capacidade e competência nos níveis tático e operacional.

Os assessores da SFAB declararam: “Somos gratos pela oportunidade de treinar com a Força de Defesa da Guiana como nossos parceiros e amigos. Estamos ansiosos para aprofundar a parceria nas próximas semanas e meses.”

À medida que testemunhamos os resultados positivos deste treinamento, estamos confiantes de que os benefícios serão duradouros, impactando não apenas as capacidades operacionais de nossa força, mas também o crescimento profissional de membros individuais. O programa SFAB, com seu foco em aprimorar as capacidades das forças parceiras, é um testemunho dos esforços colaborativos entre nossas nações. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo contínuo do treinamento da SFAB dos EUA em nossa força.”

“Os EUA e a Guiana desfrutam de uma parceria de segurança de longa data marcada por uma forte colaboração entre o SOUTHCOM e a GDF, focada em preparação para desastres, assistência humanitária, segurança marítima, direitos humanos, desenvolvimento profissional, missões de defesa e segurança pública, e combate ao crime transnacional.”

Nota traduzida com inteligência artificial.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:44, 10 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Paul McCartney em show no Brasil em 2023 
Preocupação

Paul McCartney critica cardápio da COP30 no Brasil

Ícone da música e defensor dos animais pede cardápio totalmente vegano em conferência climática no Pará

Nicolás Maduro.
Ditadura

Venezuela tem quase 900 presos políticos, alertam ONGs

Grande parte das detenções ocorreu após eleição de julho de 2024; maus-tratos e isolamento preocupam familiares.

Japão emite alerta de tsunami.
Aviso

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude de 6,9

Não há relatos de feridos ou danos, nem quaisquer relatos de anomalias nas duas usinas nucleares da área, até o momento.

mais notícias

+

Newsletter