Pernambuco

Apac renova previsão de chuva forte, eleva nível de aviso com possibilidade de trovões, raios e ventos fortes em todo litoral

Segundo o órgão, isso ocorre devido às condições atmosféricas indicarem que a instabilidade associada ao fenômeno meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Fortes inmet brasil
Chuva forte. Foto: Divulgação.

A Apac alertou que desde quinta-feira, 28 de março, o litoral pernambucano está sob aviso de observação devido às condições atmosféricas indicarem que a instabilidade associada ao fenômeno meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favoreceria a ocorrência de chuva na região.

Durante o dia desta sexta-feira (29), parte do sistema já favoreceu chuva (de forma isolada) na Mata Norte e continuará no período da noite e manhã de sábado com intensidade de moderada a forte.

Na Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, também estão previstas pancadas de chuva moderada a forte a partir da noite desta sexta-feira, quando o sistema atingir todo o litoral.

Como a ZCIT favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, pode ocorrer raios, trovões e ventos fortes nessas regiões.

Confira as regiões atingidas:

  • Zona da Mata (Norte e Sul)
  • Região Metropolitana

O Agreste está sob aviso de observação.