Continua após a publicidade:

Considerada pelos torcedores do Sport como um templo sagrado, a Ilha do Retiro está completando mais um ano desde sua inauguração, em 1937. Ao longo desses 87 anos, vários momentos gloriosos marcaram a história do estádio Aldemar da Costa Carvalho. O título de 1987 do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2008 são os mais lembrados pelos torcedores.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Esportes no seu celular

Continua após a publicidade:

Em quase nove décadas, a Ilha do Retiro já foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950, quando o Chile venceu os Estados Unidos por 5 a 2, e contou com a presença do fundador da Copa do Mundo Jules Rimet e presidente da FIFA, na época. Na ocasião cerca de 8.500 pessoas viram a partida das arquibancadas.

Além de receber uma partida do Mundial, a Ilha foi palco de um dos títulos mais importantes do Sport: o Brasileirão de 1987. Após uma campanha de almanaque na fase classificatória, o clube leonino venceu o Guarani, após Internacional e Flamengo se recusarem a seguir o regulamento. Na partida de volta, disputada na casa do clube rubro-negro, o Sport venceu por 1 a 0 e sagrou-se campeão, após empatar o primeiro jogo.

Pouco mais de duas décadas depois, a Ilha do Retiro foi palco de mais uma grande conquista do Sport: a Copa do Brasil. Mesmo perdendo o primeiro jogo para o Corinthians por 3 a 1, a mística da “Bombonilha” foi o suficiente para embalar o time na vítória por 2 a 0 no jogo da volta, e sagrar o time leonino campeão.

Continua após a publicidade: