Conquista

Luís Suárez é eleito o craque do Campeonato Brasileiro pelo prêmio Bola de Prata

O atacante uruguaio teve participação direta em 28 gols do Grêmio no Brasileirão, com 17 gols (vice-artilheiro) e 11 assistências.

Luís Suárez é eleito o craque do Campeonato Brasileiro pelo Prêmio Bola de Prata. Foto: Reprodução/ESPN
Luís Suárez é eleito o craque do Campeonato Brasileiro pelo Prêmio Bola de Prata. Foto: Reprodução/ESPN

Um dia após o Palmeiras levantar o troféu do Campeonato Brasileiro, o canal ESPN realizou nesta quinta-feira, 7, a 54ª edição do prêmio Bola de Prata, que elege os melhores da competição nacional. O time alviverde emplacou cinco jogadores na seleção do torneio, com o atacante Endrick levando o troféu de revelação e Abel Ferreira faturando o prêmio de melhor treinador. O centroavante uruguaio Luís Suárez, do Grêmio, foi eleito o craque do campeonato.

Luís Suárez teve participação direta em 28 gols do Grêmio no Brasileirão, com 17 gols (vice-artilheiro) e 11 assistências. O uruguaio foi determinante para a campanha de recuperação do Grêmio, que encerrou a competição na segunda posição, com 68 pontos, dois a menos que o Palmeiras, e garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

“É difícil para um treinador ou um jogador, com as qualidades que tenho, quase 37 anos, o ano que mais jogos tenho na minha carreira. Mas foi também o ano em que estive mais longe da minha mulher e meus filhos. Isso também é pra eles, porque todo trabalho e sacrifício tem a sua premiação”, disse o atacante.

O astro uruguaio sofreu durante a temporada com um problema no joelho direito. Ele antecipou o fim do seu contrato com o Grêmio, que ia até o fim de 2024, e está de saída do time gaúcho O centroavante está próximo de acertar com o Inter Miami, time de Lionel Messi nos Estados Unidos.

Bicampeão brasileiro, o Palmeiras colocou na seleção do campeonato o goleiro Weverton, o zagueiro Murilo, os laterais Mayke e Piquerez, e o meia Raphael Veiga foram eleitos para a seleção do campeonato. Além de Luís Suárez, o Grêmio emplacou o volante Villasanti, enquanto o Flamengo teve o volante Pulgar e o meia Arrascaeta eleitos para o time ideal. O zagueiro Adryelson, do Botafogo, fecha a seleção.

Pelo Brasileirão Feminino, o Corinthians dominou a lista de premiadas com seis jogadoras: Kati, Yasmin, Luana Bertolucci, Vic Albuquerque, Duda Sampaio e Jheniffer, além de ter Arthur Elias sendo eleito pela terceira vez o melhor treinador do campeonato. Outro grande destaque foi a jovem atacante da Ferroviária, Aline Gomes, que levou três prêmios para casa: a Bola de Ouro Feminina, melhor atacante e revelação.

CONFIRA A SELEÇÃO DO BOLA DE PRATA 2023:

  • Goleiro: Weverton (Palmeiras)
  • Zagueiros: Adryelson (Botafogo) e Murilo (Palmeiras)
  • Laterais: Mayke e Piquerez (Palmeiras)
  • Meias: Pulgar (Flamengo), Villasanti (Grêmio), Raphael Veiga (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo)
  • Atacantes: Hulk (Atlético-MG) e Luis Suárez (Grêmio).