Pernambuco, 13 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Crise na CBF: federações ignoram Ednaldo Rodrigues e pedem descentralização do futebol

O pedido foi feito por meio de um manifesto assinado por 19 dirigentes, após o presidente da Confederação Brasileira de Futebol ter sido afastado por ordem judicial.

Camilly Cardoso

16 de maio de 2025 às 15:13   - Atualizado às 15:24

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

As federações estaduais de futebol fizeram o primeiro movimento para definir o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite desta quinta-feira. Um grupo de 19 entidades lançou um manifesto público, pedindo "renovação e descentralização" do futebol nacional, sem citar o nome de Ednaldo Rodrigues.

Estas 19 federações estiveram entre o grupo que apoiou de forma maciça Ednaldo na eleição realizada em março deste ano. No total, o então presidente da CBF contou com o suporte total das 27 federações estaduais do País, além de todos os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Na tarde de quinta, Ednaldo foi destituído da presidência da CBF por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O despacho judicial definiu que Fernando Sarney, atual vice da CBF, assume como interventor, com a missão urgente de convocar novas eleições num prazo de 30 dias.

Poucas horas depois, o movimento político teve início nos bastidores, e já com seu principal resultado público, o "Manifesto pela estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro", subscrito por presidentes de 19 federações.

"O futebol brasileiro vive um momento decisivo. É urgente enfrentar desafios estruturais que há anos limitam o potencial do nosso futebol. Precisamos de um calendário equilibrado, arbitragem profissionalizada, gramados de qualidade, segurança nos estádios e competições fortalecidas", inicia o documento.

Os dirigentes estaduais pedem estabilidade à CBF e criticam a "estrutura excessivamente centralizada" da entidade atualmente.

"É fundamental garantir estabilidade institucional à CBF. Precisamos virar a atual página de judicialização e instabilidade que há mais de uma década compromete o bom funcionamento da entidade e o avanço do futebol brasileiro. É também momento de resgatar a autonomia interna da CBF, hoje sufocada por uma estrutura excessivamente centralizada e desconectada das instâncias que compõem o ecossistema do futebol nacional."

O movimento indica que o grupo de 19 federações andará junto na busca por um candidato no próximo pleito ao falar de "renovação" "Além da estabilidade, o cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão. A CBF precisa ser exemplo de governança, eficiência e transparência - e também precisa voltar a ser a casa de todos que constroem o futebol brasileiro, com um ambiente saudável, inspirador e descentralizado, em que cada um possa contribuir ativamente para a melhoria do esporte que constitui verdadeiro patrimônio nacional."

O documento não cita nomes, mas nos bastidores se fortalece o nome de Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense (FRF). "Assumimos o compromisso de construir uma candidatura à presidência e vice-presidências da CBF comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro: mais democrático, mais integrado e mais aberto à participação de todos. Queremos uma CBF forte, querida por dentro, admirada por fora - e novamente amada por todos que fazem do futebol a alma do nosso país."

Estadão Conteúdo.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:44, 13 Jun

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Muriel sobre derrotas do Náutico: 'Mesmo sem vencer, fizemos bons jogos'
Análise

Muriel sobre derrotas do Náutico: 'Mesmo sem vencer, fizemos bons jogos'

Nas últimas quatro partidas disputadas, o time alvirrubro sofreu três derrotas por três campeonatos diferentes.

Franco Mastantuono celebra título pelo River Plate
Craque

Real Madrid confirma contratação da joia do River Plate Franco Mastantuono por R$ 289 milhões

Meia argentino, destaque no River Plate, assina por seis temporadas e chega à Espanha após a Copa do Mundo de Clubes

Piloto Brasileiro de Fórmula 1 tem passaporte furtado na Suíça antes de viagem para o GP do Canadá
Crime

Piloto Brasileiro de Fórmula 1 tem passaporte furtado na Suíça antes de viagem para o GP do Canadá

A mochila de Gabriel Bortoleto foi furtada de seu carro em Zurique, durante um jantar.

mais notícias

+

Newsletter