Pernambuco, 19 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VÍDEO: AUDIÊNCIA sobre conflito ISRAEL e PALESTINA termina em briga na CÂMARA dos DEPUTADOS

A realizada na manhã desta terça-feira (7), abordou a questão palestina. Outra sessão abordará o tema a partir da visão israelense.

07 de novembro de 2023 às 17:10

A sessão da Comissão de Legislação Participativa da Câmara que discutiu a guerra na Faixa de Gaza terminou em briga. O deputado Abilio Brunini (PL-MT), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), falou que o apoio enviado à região era o equivalente a dar suporte ao grupo terrorista Hamas. Leia Também: >>>CÂMARA DOS DEPUTADOS: aprovado PL que concede CIRURGIA PLÁSTICA e ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA para mulheres VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA; ENTENDA A associação gerou o protesto dos participantes. Um dos convidados da mesa chamou Abilio de "bandido", "assassino" e "nazista".

"Você é assassino, você tem que ser preso aqui no País, nazista", disse Ualid Rabah, presidente da Federação Palestina no Brasil, com o dedo em riste.

Dois policiais legislativos federais apareceram para tentar acalmá-lo.

"Vocês estão defendendo terrorista", respondeu o parlamentar, também com o dedo em riste.

O conflito começou depois de uma pergunta feita por Abilio.

"Quem governa Gaza? Quem governa a Faixa de Gaza é o Hamas. Vocês estão aqui defendendo o Hamas?", perguntou.

Logo, os integrantes do evento começaram a cantar "Palestina livre". Abilio ficou conhecido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro por causar constantes tumultos, mesmo não sendo membro. Ele foi repreendido algumas vezes pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA). Ele disse que Abilio "envergonha a CPI" após o matogrossense apontar o dedo em direção ao deputado Duarte Júnior (PSB-MA). A Câmara agendou duas sessões para debater o conflito entre Palestina e Israel. A realizada na manhã desta terça-feira, 7, abordou a questão palestina. Outra sessão abordará o tema a partir da visão israelense. A sessão sobre a Palestina foi a primeira, presidida pelo deputado João Daniel (PT-SE). Foram convidados Ualid Rabah; Arlene Clemesha, historiadora e diretora do Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo; Carima Atiyel, representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas; Berenice Alves de Melo Bento, professora do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB); Jacques Novion, professor do Centro de Estudos Latino-Americanos da UnB; Ahmed Shehada, presidente do Instituto Brasil-Palestina; Breno Altman, jornalista, e Ahmed Fahkri Al Assad, vice-chefe da missão diplomática da embaixada palestina no Brasil. A segunda parte, com a perspectiva de Israel, aconteceria em seguida, mas a sessão acabou esvaziada após o tumulto. O presidente da Comissão, Zé Silva (Solidariedade-MG), se comprometeu, que caso seja apresentado um novo requerimento, em realizar a audiência. Foram convidados para falar na perspectiva israelense André Lajst, doutorando em Ciência Política e especialista em Israel e Oriente Médio; Heni Ozi Cukier, cientista político; Samuel Feldberg, doutor em Ciência Política e pesquisador do Centro Dayan da Universidade de Tel-Aviv; Fernando Lottenberg, advogado e comissário para o combate ao antissemitismo da Organização dos Estados Americanos (OEA); Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) E Salem Nasser, especialista em Direito Internacional. O evento foi acompanhado por assessores dos grupos conservadores na Câmara. Um assessor da Frente Parlamentar Evangélica observava a conversa desde o início. Depois da confusão, todos foram embora e a sessão sobre o tema de Israel não ocorreu. No fim, após a sala esvaziar, Abilio defendeu que o governo brasileiro não enviasse ajuda humanitária de recursos e alimentos para a região.

"Quem governa Gaza é o Hamas. E o governo brasileiro alimentando o espaço de Gaza em que está mandando o Hamas", afirmou. "Gaza tem que ser liberta desse povo comunista e terrorista. O governo brasileiro não deve ficar mandar insumos para a administração em Gaza."
VEJA  O VÍDEO ABAIXO:

[video width="480" height="848" mp4="https://storage.googleapis.com/uploads.portaldeprefeitura.com.br/2023/11/Meu-Video36.mp4"][/video] Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:52, 19 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Suraj Chavan é o homem mais bonito da Índia
Don Juam

Suraj Chavan: o influenciador considerado o homem mais bonito da Índia

De influencer a celebridade nacional, Suraj Chavan conquista fãs e mídia com sua trajetória inspiradora

Sport está perto de voltar para à Série B.
Futebol

Botafogo x Sport: horário, escalações e onde assistir

O Sport enfrenta o time do Botafogo nesta terça-feira (18), às 20h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Prefeita de Igarassu Elcione Ramos
Dinheiro

Servidores de Igarassu-PE receberão três pagamentos em pouco mais de 30 dias, incluindo 13º

Calendário antecipado garante previsibilidade financeira e deve impulsionar a economia local no fim do ano.

mais notícias

+

Newsletter