23 de agosto de 2023 às 17:27
Internado desde o dia 5 de agosto, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passa a frente na fila de espera por um transplante de coração. O caso do artista é considerado prioritário, porque segundo normas, a posição do paciente na fila depende da gravidade de sua situação. No caso de Fausto, além de estar internado está sob medicação, explica a médica Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, em entrevista ao Metrópoles.
“Quando o paciente está internado necessitando de uma medicação inotrópica, para ajudar na contração do coração, ou de algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”, afirma a especialista.
Faustão está no Hospital Israelita Albert Einstein há mais de 15 dias para se tratar de uma insuficiência cardíaca. Existem outras questões que ajudam a estabelecer a posicão dos receptores na lista de espera, considerados pela doutora Silvia Ayub e a coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, em conversa com o Metrópoles, tais como: Leia também: >>> FAUSTÃO recebe MENSAGENS de apoio dos FAMOSOS; apresentador segue internando aguardando na fila do SUS para TRANSPLANTE DO CORAÇÃO Critérios para a lista de espera Fatores como o tipo sanguíneo, a compatibilidade genética e até o tamanho da caixa torácica do paciente definem quem recebe cada coração doado, explica Daniela.
“Se eu tenho 1,60m e peso 60kg, não tem como eu receber um órgão de um doador de 2m de altura e 150kg. Vai ser muito grande”, afirma ela sobre doações de coração.
Além disso, a gravidade da doença também define quem tem prioridade na lista de espera. Casos prioritários Três condições podem fazer com que um paciente avance mais rapidamente na lista em São Paulo, segundo Silvia:
Ela é única para todo o Brasil, mas os estados gerenciam as doações para seus moradores.
“A doação de São Paulo prioritariamente vai para os pacientes de São Paulo, evitando que o órgão fique viajando pelo país e perdendo a qualidade para o receptor”, afirma Daniela.
No caso de não haverem pacientes do próprio estado precisando do órgão, ele é enviado para outros lugares. Quem define o receptor de cada órgão? A definição é feita por um sistema informatizado, que contém os dados de todos os pacientes que esperam pelo órgão, seja no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede privada. Da redação do Portal com informações do Metrópoles
2
15:11, 23 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O médium afirmou que, conforme revelado pela espiritualidade, o ídolo teria reencarnado para seguir seu amor pelo automobilismo.
Segundo Musk, a tecnologia é tão inovadora que permitirá que até mesmo aqueles que perderam os olhos ou o nervo óptico possam voltar a enxergar.
mais notícias
+